Filosofia, perguntado por samaralucas2021, 3 meses atrás

porque a reencarnação não pode ser aceita pelos católicos?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ShinyComet
8

    Todas as religiões afirmam o mesmo princípio básico: uma ou mais divindades criaram o Mundo/Universo e tudo o que nele habita, destacando-se o Homem.

    No caso do Catolicismo, a divindidade é Deus e o Homem terá sido criado à sua imagem, tendo este um período de tempo para acolher ou rejeitar a graça divina manifestada em Cristo — a Vida.

    Mais defende a Crença Católica que, terminando esta etapa, todo o Homem sofre a Morte, e é após esta que, segundo a Doutrina Católica, existem três rumos possíveis para o Homem:

  • O Céu — Onde entram os que acolheram Deus
  • O Inferno — Onde entram os que rejeitaram Deus
  • O Purgatório — Onde entram os que, tende acolhido Deus, viveram uma vida de pecado, necessitando de ser purificados

    É aqui que se traça a impossibilidade da crença dos católicos na reencarnação. Mas porquê?

    Talvez devamos começar por entender o que é a Reencarnação: a crença de que, após a morte, as Almas regressam à Terra noutro corpo, de forma a purificarem-se ou redimir-se dos seus erros.

    Isto é incompatível com a Crença Católica do Juízo Particular, uma vez que nela as Almas seguem para o Céu, para o Purgatório, ou para o Inferno.

    Existe, no entanto, algo ligeiramente semelhante à Reencarnação — a Ressurreição.

    Crêem os Católicos que existirá, no futuro, o Dia do Juízo Final, onde Cristo regressará à Terra para julgar os vivos e os mortos.

    Neste dia, dar-se-ia a Ressurreição de todos os mortos, isto é, todas as Almas do Céu, Inferno e Purgatório regressariam à Terra, de forma a ser julgadas definitivamente, juntamente com todos os vivos.

    Este dia é tido como o Julgamento Final Pela Verdade, uma vez que Cristo é visto como a fonte última da mais pura Verdade, capaz de ver para além de tudo o que pode ser visto na Alma do Homem, separando definitivamente as Almas que viverão consigo no Céu para toda a eternidade e as que serão eternamente castigadas no Inferno.

    Em suma, os católicos não podem aceitar a reencarnação, na medida em que crêem que as Almas abandonam a Terra definitivamente, sem assumir formas corpóreas, mesmo no Juízo Final.

Podes ver mais questões ligadas à religião em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/5811203
  • https://brainly.com.br/tarefa/37767757
Anexos:

Emerre: Parabéns, amigo, muito bom!
ShinyComet: Obrigado :D
Perguntas interessantes