porque a psicologia de wundt não funcionou?
Soluções para a tarefa
Porque o projeto psicológico de Wundt não foi levado adiante e tomado como base para futuras investigações, mas sim mutilado e adaptado a interesses específicos bem diversos de cada um dos seus estudantes. Ele não deixou discípulos e nem chegou a fundar uma escola de psicologia propriamente dita. Em outras palavras, o sistema de Wundt como um todo não foi nem discutido nem refutado pelos psicólogos do século XX, mas simplesmente abandonado e esquecido.
Resposta:
Wilhelm Wundt (1832-1920), pai da psicologia moderna, criou em Leipzing (1879), o primeiro laboratório experimental de Psicologia. Tornando ela científica a partir deste momento para os moldes do Positivismo de August Comte.
Propôs três objetivos e os cumpriu.
Primeiro uma psicologia experimental, para ser reconhecida como ciência, o estudo da consciência imediata por meio do método introspectivo.
Segundo objetivo, a criação de uma metafísica/filosofia científica. Porém, para os positivistas uma ciência que se proponha a ser metafísica seria um retrocesso.
Terceiro Objetivo era a criação de uma Psi Social, em 20 anos escreveu a Psicologia das Massas/Povos. Esses temas são fenômenos coletivos que não poderiam ser reduzidos a consciência individual, logo não poderiam ser observados em laboratório.
Explicação:
Ele usava sobre tudo o método de introspecção para a análise da consciência imediata, porém este método possui muitos erros, e passou a ser questionado, questão de replicação. Porém, mesmo assim ele é um marco da psicologia como ciência.