porque a producao de cafe era tao importante para a economia na republica velha
Soluções para a tarefa
Em visita recente ao Instituto Biológico de SP, fiquei espantado com um cafezal de 1,5 mil pés na Vila Mariana. O lugar fica a poucos metros da Av. Vinte e Três de Maio e é próximo ao parque do Ibirapuera. O que explicaria manter esse terreno com alguns arbustos de café em uma área tão valorizada? Paro para pensar e recorro à história. A importância histórica do café para a cidade de São Paulo explica esse lugar com ar de roça encravado na metrópole.
O café foi um produto muito importante para a economia brasileira até a crise de 1929, mas essa importância foi artificialmente sustentada por sucessivos programas de defesa de preço no mercado internacional. De fato, o programa de defesa do café foi a primeira tentativa de intervenção na economia brasileira.
Desde a primeira república até a segunda guerra mundial a exportação de café desempenhou papel de destaque no comércio exterior brasileiro. Foi através das divisas desse setor que foi possível manter a balança comercial em equilíbrio e importar bens e matérias-primas para os primeiros surtos de industrialização, além de ter fornecido capitais e mão de obra para a indústria nascente.
O preço do café na última década do século XIX estava declinante. Existia um movimento para intervenção nesse mercado. Dois fatores atrapalhavam. O câmbio apreciado e a queda do preço internacional do produto. Mas com a subida do preço em 1900 não se insistiu mais na ideia de intervenção.