porque a pressão tem interferencia no ponto de ebulição? explique
Soluções para a tarefa
Primeiro, a vaporização (a ebulição é só um tipo) consiste no desprendimento quase completo das interações que havia entre cada molécula quando estavam juntinhas no estado líquido. Agora, vamos extrapolar o vapor para um gás, de forma que sua pressão seja dada por:
P = dv²/3, onde d é a densidade do gás e v a velocidade.
Perceba que quando um gás tem velocidade, ele necessariamente terá uma pressão associada. Afinal, se as moléculas se movem, com certeza elas colidirão com as paredes do recipiente, e isso é pressão (Veja que nem precisamos da relação acima para deduzir essa ligação). Acontece que, se a pressão externa ao líquido for muito grande, as moléculas terão muita dificuldade de se mover do líquido para a fase de vapor, pois não terão energia cinética suficiente para ao menos igualar com a pressão externa. É como se a pressão externa colocasse uma valor mínimo de velocidade paras as moleculares formarem o estado de vapor, algo como uma velocidade mínima para virar vapor.
Mas onde entra o ponto de ebulição?
Quanto você aquece uma substância, você dá energia para ela. Essa energia é armazenada no movimento das moléculas: energia cinética. Então, quando a pressão externa é grande, você terá que fornecer mais energia para as moléculas de modo que elas, finalmente, consigam atingir o que a gente chamou acima de velocidade mínima para virar vapor. Evidentemente, fornecer mais energia pode se entendido como aumentar a temperatura, ou seja, o ponto de ebulição.
Portanto, o aumento de pressão está relacionado com um aumento no ponto de ebulição e vice-versa.