Porque a polulação negra é a mais carente?
Porque nas penitenciárias a maioria dos detentos são negros ou mestiços?
O regime escravocrata do passado tem relação com o nosso presente
Existe uma dívida social com os afroscendentes ?
O que se pode fazer para solucionar esse problema?
Soluções para a tarefa
Desde o tempo da abolição da escravatura, sem ter para onde ir, foram formando as favelas, ou comunidades carentes, sem ter condições vivem precarizados, sem oportunidades, pouco foi feito para mudar a situação, as politicas públicas tentam minimizar a situação
É preciso reconhecer a situação de abandono no período pós-abolicionista levando à marginalização do negro pobre: abandono da Igreja, do Estado, da indústria nascente. Uma população que cresceu de 10% para 41% da população total só no século XIX, o que implicou um grande processo de miscigenação, casamentos inter-raciais e até de mobilidade social, sobretudo de mestiços, atuando na literatura, no exército e até na política (SOUZA, 2000). E que segundo dados mais recentes apresentados por Renilda Costa, a população afro-brasileira apresenta índices bastante inferiores comparados à população branca, de rendimento salarial e nível educacional[1]. Por essa razão, há um esforço contínuo de Movimentos Negros em criar uma agenda de políticas afirmativas para essa população, seja na educação, saúde ou em outras áreas.
árcia Lima ainda apresenta outras políticas para igualdade racial na educação, dando destaque ao Prouni que, segundo a mesma,
é, sem dúvida, em termos redistributivos, a política afirmativa de maior impacto. Segundo informações do MEC, o ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2009, cerca de 600 mil estudantes, sendo 70% com bolsas integrais [...] Ele apresenta uma política de cotas para os que se autodeclaram pretos, pardos ou índios e optam por ser beneficiários deste sistema no ato de inscrição (2010, p. 86).
Sendo possível observar uma evidente má vontade do Poder Público em trazer a tona questões ligadas as diferenças étnico raciais, quando na verdade a questão étnica racial é um tema fundamental para entendermos a questão da segregação, estratificação e exclusão racial no Brasil.