Porque a insulina NPH não deverá ser aplicada endovenosa,e qual a importância do lanche noturno a pacientes?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:Dependendo da área do corpo escolhida, a insulina é absorvida em velocidade diferente, por isso os médicos recomendam sempre usar a mesma parte do corpo para cada uma das injeções diárias. Por exemplo, se na hora do almoço a dose é aplicada no abdômen, o paciente deve usar este mesmo local todos os dias. Se a coxa foi escolhida para receber a insulina à noite, o diabético deve fazer o rodízio sempre nesta mesma área.
A velocidade com que a insulina é absorvida pelo organismo segue a seguinte ordem:
É mais rápida no abdômen
Um pouco mais lenta nos braços
Mais lenta ainda nas pernas
Mais lenta nas nádegas
A menos que o médico oriente o contrário, a dose de insulina aplicada no café da manhã e almoço deve ser feita no abdômen. Isso porque a insulina é absorvida mais rápido nesta área e a ação é necessária para cobrir os carboidratos da alimentação e evitar picos glicêmicos.
Por outro lado, após o jantar ou antes de se deitar, a dose de insulina de longa duração pode ser aplicada na coxa, nas nádegas ou no braço. Isso porque a insulina terá sua ação longa de forma eficaz e gradual, cobrindo as necessidades do diabético ao longo da noite.
Se a aplicação for de dois tipos de insulina, a injeção pode ser realizada no abdômen, braço, coxa ou nádegas.
Como fazer o rodízio
Para evitar lesões na pele, o desenvolvimento de nódulos duros e depósitos de gordura, é importante fazer o rodízio dentro de uma mesma área de aplicação, como:
Alternar a coxa ou o braço esquerdo e direito
Dividir cada região em pequenas partes com distância mínima de 1 cm (um ou dois dedos), formando vários pontos distintos em cada região de aplicação.
Aplicar em um ponto diferente a cada aplicação. Aplicar no mesmo ponto somente após 14 dias, tempo necessário para a cicatrização, prevenindo a lipohipertrofia.
Dicas para a rotação dos locais
Ao iniciar a prática do rodízio de aplicação, é importante supervisionar o controle glicêmico com atenção. Isso porque, com o tempo, médico e paciente vão aprender quais os locais que proporcionam melhor controle de glicose no sangue em diferentes momentos do dia. As dicas listadas vão ajudar o paciente a fazer o rodízio corretamente:
Não injetar insulina perto do umbigo. Como o tecido não é resistente, a absorção da insulina não será tão consistente.
Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes.
Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura.
Para facilitar a prega subcutânea no braço, apoiá-lo no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhas curtas, pois não necessitam de prega subcutânea e facilitam a aplicação.
Não aplicar insulina na parte interna das coxas. Ao caminhar, este local se tornará mais dolorido.
Não injetar insulina em uma área que será exercitada na sequência. Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo e isso faz com que a insulina de ação lenta seja absorvida mais rapidamente do que o normal.
Escolher o comprimento da agulha corretamente pode reduzir a dor da injeção.
Mudar o local de aplicação a cada uma ou duas semanas.
Quando injetar a insulina na mesma área do corpo, sempre alternar o local da injeção.
Em seguida, escolher outra área do corpo e repetir o processo.
Usar a mesma área por pelo menos uma semana para evitar variações extremas de glicose no sangue.
Alternar os lados (direito e esquerdo) do local escolhido.