História, perguntado por biadattein, 7 meses atrás

Porque a Inglaterra não queria mais a escravidão no Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por vih686211
0

Resposta: Há várias razões pelas quais a Inglaterra poderia ser contra a escravidão no Brasil (e no restante do mundo), sendo duas delas o fato da instituição da escravidão ser imoral e o fato de países escravizadores não possuírem um mercado interno forte.

Explicação: Como a primeira razão é suficientemente clara, vamos explicar a segunda: a Inglaterra era já nesta época uma nação industrializada, que precisava vender seus bens de consumo excedentes para outros países, e os escravos, que não recebiam salários, não poderiam comprar estes produtos, de modo que passaram a defender o fim da escravidão em todo o mundo de modo a estimular a economia nacional.

Respondido por paulaloira0704
0

Resposta:

Os ingleses queriam expandir seu mercado para o Brasil, mas, para isso, precisavam de mais consumidores (ou seja, de mais trabalhadores livres com dinheiro), e não de mais escravos. Para isso, eles proibiram o tráfico de escravos em 1807. Em 1845, a Lei Aberdeen permitia à Marinha inglesa prender e punir qualquer navio negreiro encontrado nos mares

Enquanto isso, o governo brasileiro lançou leis (pouco respeitadas) que proibiam o desembarque de escravos. O movimento abolicionista brasileiro ganhou força na segunda metade do século. Após a Guerra do Paraguai (1864-1870), em que muitos negros lutaram, ele ficou ainda mais forte. Igreja, Exército, intelectuais, profissionais liberais e universitários passaram a apoiar o fim da escravidão.

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes