porque a força da lua não influencia em massa excluídas menores como rios e Lagoas?
Soluções para a tarefa
Embora a crença de que a Lua influencie vários acontecimentos aqui na Terra, a verdade é que, pelo menos até agora, a única coisa que os cientistas podem afirmar é que ela age mesmo no movimento de subida e descida do nível do mar, conhecido como marés.
E como essa influência acontece? Tais movimentos são causados pelas forças de atração que a Lua e o Sol (em menor proporção) exercem sobre a Terra. Assim como a força gravitacional da Terra atrai a Lua para que ela gire ao seu redor, a Lua também atrai a Terra, só que de uma maneira mais branda.
E essa espécie de "cabo de guerra", ou "puxão gravitacional" como é chamado, faz com que grandes massas de água, como a dos oceanos, se movam dependendo da posição da Lua (e do Sol) em relação ao nosso planeta.
Por dia, a força gravitacional da Lua provoca, em média, duas marés altas e duas marés baixas. No entanto, a intensidade da "alta" e da "baixa" variam também de acordo com a geografia do local e do mar. Além das alterações diárias, as fases da Lua também influenciam as marés.
Segundo especialistas, há varias razões que podem explicar a crença de que a Lua decide muitas situações na vida da Terra. "Algumas teorias dizem que, se a Lua é capaz de influenciar a água, como as marés, pode nos influenciar também, já que somos feitos com 70% de água", diz o Naelton Araújo, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro.
No entanto, essa influência só ocorre em grandes massas fluidas. "É por isso que não se observam marés sobre massas fluidas menores, como rios e lagos", completa Jorge Ducati, astrônomo aposentado da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).