Porque a existência humana é tão curta?
Soluções para a tarefa
Depende do referencial a que se está comparando o tempo de existência humana. Em relação a idade do planeta Terra, por exemplo, a existência humana é bem curta e recente. Supostamente, a espécie surgiu há cerca de 350 mil anos na região leste da África e adquiriu o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos. A Idade da Terra é de 4,54 mil milhões (no Brasil, bilhões) de anos (4,54 x 109 anos ± 1%). Esta idade é baseada em datação radiométrica de meteoritos e é consistente com as idades das mais antigas amostras terrestres e lunares.
Agora, se você está se referindo ao tempo de duração da vida humana, também precisaria de um referencial para compararmos porque somos animais que vivemos um tempo considerável. Para as tartarugas gigantes de Aldabra que vivem 200 anos, nossa vida pode ser curta, porém, para as borboletas-de-piracema que vivem no máximo 24h ou os ratos que em média vivem 2 anos, nossa vida é longa.
Deixo ainda mais uma pauta dentro desse raciocínio uma vez que a definição de existência é bem ampla, subjetiva e discutível. Um exemplo palpável para você: Se um artista que morreu deixa seu legado de canções para toda eternidade, não seria a existência dele também eterna?