porque a esperteza é importante pra os contos populares ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Autores modernos podem escrever suas próprias versões de contos de fadas e fábulas. Outros contos populares nascidos na tradição oral passaram depois para os livros. É o caso do conjunto de histórias das Mil e uma noites, repetidas há muitos séculos pelos contadores de histórias do Oriente Médio e de regiões vizinhas. Personagens desses contos, como Aladim, Ali Babá e Simbad, o Marujo, se tornaram conhecidos no mundo inteiro por meio de livros, revistas em quadrinhos e desenhos animados.
Temas
Os contos populares abordam vários aspectos da vida. Podem falar de alegrias e tristezas, animais e seres mágicos, heróis e vilões. Podem ser cômicos, satíricos ou empolgantes. Podem divertir, dar bons exemplos ou tentar explicar coisas que as pessoas não entendem. Os mitos são parecidos com os contos folclóricos, pois contam histórias tradicionais sobre as crenças que os membros de uma mesma cultura têm sobre a vida.
Diferentes culturas contam histórias diferentes. Contudo, os mesmos temas surgem em contos populares de lugares distantes. Por exemplo, histórias sobre a vitória da inteligência sobre a força são comuns no oeste da África, na América e em outras partes do mundo. Essas histórias em geral envolvem animais menores que usam a esperteza para derrotar adversários mais poderosos.
Histórias de heróis também são muito comuns em várias culturas. Contos heroicos ajudam a unir as pessoas e fazê-las lembrar o passado comum. O rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda são heróis de muitas lendas francesas e inglesas.
Fábulas
Fábula é um tipo de conto popular que ensina uma lição (a moral da história). As fábulas geralmente têm como personagens animais que falam e se comportam como pessoas. Assim, revelam as tolices ou a sabedoria dos homens. Por exemplo, “Os três porquinhos” mostra a importância do trabalho benfeito: a casa do porquinho que mais se esforçou durante a construção é a única que resiste aos ataques do lobo.
Algumas das mais antigas fábulas têm origem na Índia e na Grécia. Muitas das que hoje conhecemos foram criadas por Esopo, contador de histórias nascido na Grécia por volta do ano 620 a.C.
Contos de fadas
Contos de fadas são histórias folclóricas nas quais acontecem coisas mágicas. Com freqüência um personagem jovem encontra criaturas fantásticas como fadas, bruxas, gigantes ou dragões. Histórias como “Cinderela”, “Chapeuzinho Vermelho” e “A Bela Adormecida” surgiram como contos folclóricos. Dois autores alemães, os irmãos Grimm, coletaram e escreveram muitas histórias de fadas no século XIX. Outros escritores, como Hans Christian Andersen, criaram seus próprios contos de fadas.
Os contos populares brasileiros
No Brasil, alguns contos populares foram trazidos pelos europeus, particularmente da península Ibérica. É o caso das histórias do personagem Pedro Malasartes, um astuto herói popular cheio de artimanhas. Outros contos brasileiros se originaram nas lendas e mitos dos povos indígenas e dos escravos africanos. As histórias do boto, da Iara, do curupira, do saci, do Cobra Norato e do menino do pastoreio são só alguns exemplos.
Resposta:
essa história em geral envolvimento animais menores que usam a esperteza para deteriorar adversários mais poderosos.
Explicação:
é necessário a espertezapois as histórias têm que sempre ser perfeitas tem que sempre ser melhores que as outras
porque se você escreve um livro e você quer escrever o outro livro tem que ser melhor que o anterior