História, perguntado por anneandrade, 1 ano atrás

Porque a Espanha proibiu os negocios entre o Brasil e a Holanda?

Soluções para a tarefa

Respondido por 5uanny
21
No século XVI os banqueiros holandeses firmaram pactos com os portugueses para juntos eles explorarem a produção de açúcar no nordeste brasileiro.Dessa forma os holandeses ficariam encarregados de emprestar dinheiro para a construção dos engenhos, do transporte do açúcar, do refino e do comercio na europa e os portugueses da administração e de vender a mercadoria bruta para o holandeses (não é difícil descobrir quem lucrava mais). 
Mas o Rei de Portugal Dom Sebastião morre sem deixar herdeiros e em seu lugar assume o Rei de Espanha( União Ibérica). Como a Espanha na época estava em guerra com a holanda o rei decreta o Embargo açucareiro no qual a Holanda ficaria proibida de participar da produção de açúcar no nordeste. 
Isso causa em 1630 a fundação da Companhia das Índias Ocidentais e a invasão do nordeste Brasileiro pelos Holandeses. 
Em 1640 a União Ibérica se desfaz. Em 1654 os Holandeses são expulssos do Brasil e começam a produzir açúcar nas Antilhas não o Brasil é obvio não consegue produzir um açúcar tão barato como o dos holandeses e o Nordeste brasileiro "fale".
Respondido por showhyunk
18
Antes de ser dominado pela Espanha por meio da União Ibérica, Portugal mantinha boas relações comerciais com a Holanda, vendendo aos holandeses a maior parte do açúcar produzido no Brasil. O problema é q a Holanda era inimiga mortal da Espanha, por isso o rei espanhol Felipe II proibiu Portugal e todas as suas colônias de comercializarem com os holandeses. Mas o fato é q a economia holandesa dependia profundamente da revenda do açúcar brasileiro na Europa, por isso a Holanda, q não queria perder sua principal fonte de renda, invadiu o Nordeste brasileiro e colocou sob seu domínio quase toda a produção açucareira do Brasil.
Perguntas interessantes