Sociologia, perguntado por mary123lelis, 6 meses atrás

Porque a Escola Antropológica Evolucionista contribuiu com a visão eurocêntrica do mundo?

Soluções para a tarefa

Respondido por b3acon
1

Resposta:

pq ela quis queijo queijo queijo leite leite jumento

Respondido por meguisnenezao
3

Resposta:

A antropologia, ciência encarregada de estudar o homem, possui diversas escolas. São elas:

Evolucionismo Social;

Escola Antropológica Francesa;

Funcionalismo;

Culturalismos Norte-Americano;

Estruturalismo;

Antropologia Interpretativa;

Antropologia Pós-Moderna.

Evolucionismo Social

O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu".

De modo geral, argumentavam em favor do evolucionismo nas sociedades humanas, onde evoluiriam das “primitivas” para as “civilizadas”. Seus principais representantes foram:

Herbert Spencer e sua obra “Princípios de Biologia” (1864)

Tylor e sua obra “A Cultura Primitiva” (1871).

Escola Antropológica (ou Sociológica) Francesa

Essa escola surgiu no final do século XIX e focou seus estudos nas representações coletivas e na metodologia científica.

O maior escritor dessa escola foi, sem dúvidas, Émile Durkheim, o qual criou um marco metodológico com “Regras do método sociológico”, publicada em 1895.

Veja também: Émile Durkheim

Funcionalismo

O Funcionalismo surge no início do Século XX e estabelece um modelo de etnografia com seus trabalhos de trabalho de campo (Observação participante).

O principal representante foi Bronislaw Malinowski e sua obra “Argonautas do Pacífico Ocidental”, publicada em 1922.

Culturalismo Norte-Americano

O Culturalismo Norte-americano surge na década de 1930 e estabeleceu o método comparativo e a formação de padrões culturais, a partir dos quais é possível apreender as leis no desenvolvimento das culturas.

O principal representante foi Franz Boas com destaque para as obras: “Os objetivos da etnologia” (1888) e “Raça, Língua e Cultura” (1940).

Estruturalismo

O Estruturalismo irá florescer nos anos de 1940, ao buscar as regras estruturantes das culturas presentes na mente humana.

Teve como grande representante, Claude Lévi-Strauss com sua obra “Pensamento selvagem”, publicada em 1962.

Antropologia Interpretativa

A Antropologia Hermenêutica ou Interpretativa dos anos 60 irá estabelecer a cultura como uma hierarquia de significados, a partir da leitura que os “nativos” fazem de sua própria cultura.

Seu maior representante é Clifford Geertz e seu livro “A interpretação das culturas”, publicado em 1973.

Antropologia Pós-Moderna

A Antropologia Pós-Moderna ou Crítica surge nos anos de 1980 e está preocupada com a reinterpretação textual das etnografias clássicas e contemporâneas.

James Clifford é um dos mais proeminentes escritores desta escola. Sua obra de maior destaque é “Writing culture - The poetics and politics of ethnography”, publicada em 1986.

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