Porque a duração da Pré-história é indeterminada?
Soluções para a tarefa
A Pré-História é o período que acompanha a evolução da Terra, do homem e todos os seres vivos. O estudo da Pré-História permite-nos acompanhar o desenvolvimento e a evolução dos primeiros hominídeos até o surgimento de ferramentas que possibilitaram o aperfeiçoamento no estilo de vida dos seres humanos.
A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
Um dos grandes marcos da Pré-História é o surgimento do homo sapiens sapiens, a nossa espécie humana, que apareceu há 300 mil anos AP (Antes do Presente — unidade temporal definida pela Arqueologia tendo como base o ano de 1950 d.C.).
Acesse também: Veja tudo que você precisa saber sobre as megacidades
Divisão do trabalho
Os grupamentos humanos foram sofisticando-se e, como consequência, a divisão do trabalho foi sendo definida. Com isso, a convenção foi de que os homens foram responsabilizados pela caça, e as mulheres, pela coleta e pelo trabalho agrícola, quando esse surgiu no Neolítico.
A respeito dessa divisão, a socióloga alemã Maria Mies afirma que a sobrevivência humana durante o período pré-histórico era, em grande parte, responsabilidade do trabalho feminino. Isso porque estudos realizados na área indicam que a porcentagem de alimentos consumidos por meio da coleta e da agricultura (realizadas pela mulher) era superior à quantidade de alimentos oriundos da caça.|