porque a dança do pau de fita teve maior influência no sul?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A dança do pau-de-fitas ou dança das fitas é uma dança folclórica coreografada originária da Europa.
No Brasil teve grande popularidade durante as festas de Reis, do Divino, do Natal, do Ano-bom. Hoje, embora mais rara, ainda é encontrada em vários pontos do país, recebendo nomes diversos: trancelim Crato no Ceará e dança-do-trancelim na região do Cariri, no Ceará, dança-das-fitas em São Paulo, dança-da-trança, dança-do-mastro ou trança-fita em Minas Gerais, vilão em Pernambuco e zona rural de Varginha de Minas Gerais.
A coreografia desenvolve-se como uma ciranda de participantes que orbitam ao redor de um mastro central (pau) fincado no chão. O peculiar é que no topo do mastro são presas as pontas de longas fitas coloridas, cuja extremidade pendente é sustentada por cada dançante. Durante a translação em zigue-zague em torno do fulcro central, as fitas vão sendo trançadas, encurtando a parte pendente até que fique impossível prosseguir. Faz-se após o movimento contrario, destrançando as fitas.
Em Portugal, é chamada de dança das Fitas ou do Mastro. Faz parte dos festejos da dança de Garvão. Nos Açores é chamada de dança do Cadarço e, na Espanha, é chamada somente de dança das Fitas e é uma dança típica da Noche de San Juan.
Na Galiza é uma das danças tradicionais dos ranchos de reis, que na data da natividade percorriam os lugares de porta em porta com os cantares de reis e as danças de castanholas, paus ou palilhos, arcos e esta, do pau de fitas.
Explicação: