História, perguntado por kesya26, 10 meses atrás

Porque a confederação dos Tamoios pode ser considerada como o primeiro movimento de resistência indígena no Brasil ?

Soluções para a tarefa

Respondido por giovanamorato
7

A Confederação dos Tamoios ocorreu entre os anos de 1554 e 1567, no período chamado Brasil Colonial, onde o Brasil era subordinado a Portugal, sua metrópole. Foi um dos principais e maiores conflitos de caráter de resistência por parte dos ameríndios do grupo dos Tupinambás que envolviam os Tupiniquins, Aimorés e Temiminós, ocorrido na região entre o litoral paulista e o sul fluminense, hoje desde Bertioga até a cidade de Cabo Frio.

Era costume na época que os europeus vinham para o Brasil e acabavam se casando com as nativas, criando, assim, laços e alianças e uma forma de se infiltrar nas aldeias indígenas. Os portugueses necessitavam de mão de obra e com o casamento, ficava mais fácil conseguir.

Assim, João Ramalho, amigo do governador da Capitania de São Vicente, Brás Cubas, se casou com uma filha da tribo dos Guaianases e havia a tradição de que quando um português casava com uma indígena, ele passava a fazer parte da tribo. Foi com essa aliança que comandaram um ataque contra os tupinambás para escravizá-los. Acabaram capturando o chefe da tribo Caiçuru que acabou morrendo por maus-tratos. Seu filho chamado Aimberê assumiu o comando de sua tribo, declarando, em seguida, guerra aos portugueses e aos guaianases. Aimberê se reuniu com os chefes de outras tribos tubinambás, Pindobuçu, Koakira e Cunhambembe, a fim de fortalecer a batalha. Assim, estava formada a Confederação dos Tamoios ou a Confederação dos Tamuya, cujo significado é “o mais antigo”.

Perguntas interessantes