porque a capoeira no contexto historico é complexa?
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Resposta:
Capoeira é Dança? A cultura brasileira possui uma imensa gama de manifestações culturais adquiridas através dos tempos. De acordo com movimentos, expressão e sons promovidos por nosso corpo, ou seja, a necessidade humana de sentimentos e perpetuar costumes. Assim faziam os escravos, utilizando seus próprios corpos para manifestar seus desejos através da dança.
Capoeira é Luta? Desde a criação da capoeira a dimensão de luta sempre esteve presente, formando um dos pilares desta manifestação cultural. O escravo criou a capoeira como uma forma de resistência à sua condição de vida, na época da escravatura. Diversos autores acreditam que a capoeira surgiu do processo de aculturação do negro africano no Brasil, do advento da escravidão, tornando-se assim uma resistência cultural na manifestação e disseminação da cultura afro-brasileira no processo de formação da identidade do nosso país.
Capoeira é Jogo? Quando falamos em jogo, podemos conceituá-lo em diversas épocas, estilos, formas e estruturas, sendo ele influenciado pelo período político, classe social e costumes da sociedade. Os jogos serviram desde definir batalhas, ou seja, guerras, até escolher casamentos, entre eles existem regras, tempo e espaço estabelecidos.
Capoeira é Arte? A arte sempre esteve presente na vida dos seres humanos e é através dela que podemos expressar nossos sentimentos e desejos, e assim transmitir nossas culturas através de diversos tipos de linguagens. “Através de um processo gradual que durou vários séculos, a arte foi perdendo sua função vital na sociedade, tornando-se cada vez mais uma ocupação autônoma própria de certos indivíduos chamados artistas”. Esses artistas que de certa forma exercem uma função autônoma, na maioria das vezes expressam suas próprias emoções tornando assim possível criticar ou concordar com imposições ditadas pelo mundo.
Capoeira é Educação Física? A Educação Física no Brasil sofreu muitas influências geradas pelo período político de cada época. Devido a essas influências, no seu contexto histórico, esta disciplina passou por várias tendências que de acordo com Iório; Darido (2005) temos como exemplos a Educação Física eugenista, a higienista e esportivista que foram reflexos do pensamento do início do século XX, da década de 30 e 70, respectivamente. Com essas influências, a sua prática pedagógica, seus objetivos, estratégias e discursos sofreram transformações conforme cada política adotada. Como exemplos podemos citar a utilização de métodos ginásticos europeus no início do século XX, do método desportivo generalizado na década de 40 a 60 e do esporte na escola na década de 60 a 70, correspondendo aos pensamentos políticos adotados de cada época. Historicamente a Educação Física ocidental moderna tem ensinado O JOGO, A GINASTICA, AS LUTAS, A DANÇA, OS ESPORTES. Poderíamos afirmar então que estes são conteúdos clássicos. Permaneceram através do tempo transformando inúmeros de seus aspectos para se afirmar como elementos da cultura, como linguagem singular do homem no tempo. As atividades físicas tematizadas pela Educação Física se afirmam como linguagens e comunicaram sempre sentidos e significados da passagem do homem pelo mundo. Historicamente e até hoje a Educação Física nacional usufrui conteúdos de certa forma copiados de países de primeiro mundo, provocando muitas vezes conflitos de cultura ou mesmo a negação de sua própria cultura, deixando de lado sua imensa gama de conteúdos para serem explorados. “Antevendo a necessidade de um rompimento no atual modelo de educação na escola, e dentre outras coisas faze-las mais democráticas e com oferta de várias manifestações culturais de nosso povo” (MESTRE ZULU, 1989). Visando a valorização da cultura nacional, vários autores e profissionais estão buscando subsídios para que essa disciplina tenha uma boa aceitação e participação dos alunos dentro e fora da escola.
Explicação:
Resposta:Ela é complexa pois era disfarçada de dança para os africanos treinarem luta enquanto eram mantidos de escravos pelos portugueses.