História, perguntado por emillyv5744k, 4 meses atrás

Porque a arqueologia tem um potencial de controvérsias muito grande? justifique sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por jeffersonmota957
5

Resposta:Neste texto, discutimos o tema do povoamento inicial da América como uma narrativa – mais do que sítios, datas e artefatos, são analisados os discursos construídos a partir destes ‘dados’. Esta proposta baseia-se em uma perspectiva da Arqueologia que enfatiza a dinâmica social envolvida na construção do passado. Um dos pontos discutidos envolve a desconstrução da dicotomia entre ‘história x pré-história’ nas Américas. Essa discussão baseia-se em propostas relacionadas à ideia de ‘tempo profundo’ e ‘história profunda’, como já vem sendo discutido por historiadores, arqueólogos e antropólogos em outros países. Além de uma discussão conceitual sobre a construção dessas narrativas, propomos uma reflexão tambémsobre aspectos metodológicos vinculados à pesquisa de contextos relacionados aos momentos iniciais de entrada de pessoas nas Américas. Por fim, sugerimos alguns pontos para reflexão no sentido de construirmos uma História Antigadas Américas que incorpore diferentes formas de narrativa e temporalidades, cuja construção envolveria posições mais simétricas entre os diversos grupos que compõem essa história.

Palavras-chave

Explicação:espero ter ajudado

Respondido por thaynnaba
4

A arqueologia é uma ciência importante no sentido de possibilitar que haja descobrimento sobre as vidas das gerações anteriores.

A controvérsia da antropologia

Importante notar que ela é controvérsia tendo em vista ser por muitos desconsiderada enquanto ciência.

Veja que a ciência tem que possuir um método para que ela seja válida, ou seja, um método que possibilite uma investigação imparcial por parte do pesquisador.

Alguns arqueólogos defem que o método da arqueologia existe e este atrelado ao estudo da história.

Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9061626

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas interessantes