Porque a África é o continente esquecido?
Soluções para a tarefa
Resposta: A expectativa do Banco Mundial é de que Produto Interno Bruto (PIB) da África cresça o dobro do que cresceu em 2016. Apesar do revés enfrentado por alguns de seus países de economia mais bem desenvolvida devido à queda brusca no preço do petróleo, o continente segue com uma boa perspectiva econômica para as próximas décadas.
Assim acreditam seus líderes, da mesma forma que acredita seu povo. As lideranças reunidas na União Africana, apontam em suas falas a crença no desenvolvimento das potencialidades do território africano. Já seu povo, com uma juventude cada vez mais presente, é otimista quando olha para o futuro.
A mídia, no entanto, trata dos fatos ocorridos no continente original em algumas situações específicas. É recorrente que a África seja apresentada através de pontos como epidemias, migração e guerra civis, dando menos atenção para seus fatos políticos e econômicos. Nessas situações também é comum que haja uma abordagem menos complexa, tratando a política africana como algo primitivo e sujeito à corrupção de uma forma diferente que nos países de outros continentes. Essa não é uma exclusividade da cobertura sobre a África. É possível perceber esse tratamento em relação ao Oriente Médio, por exemplo, e boa parte do resto da Ásia.
Seguindo a mesma linha, a comoção em relação às tragédias tem dimensão diferente quando acontecem fora da Europa e América do Norte. Não é possível dizer que uma tragédia seja mais importante que outras, mas o tratamento midiático leva em conta critérios de cobertura que privilegiam os problemas em países ricos.
Explicação: