História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

porfavor me ajudem
A independencia do brasil e o resumo do reinado

tabalho para amanha me ajudeeeeeeee

Soluções para a tarefa

Respondido por isabelly2005duarte
2

INDEPENDÊNCIA

Ao se retirar do Brasil, Dom João VI, desagradando as Cortes de Lisboa, nomeou seu filho, o Príncipe Dom Pedro, como Regente do Brasil. 

A REGÊNCIA DE DOM PEDRO

Surgem neste período três tendências políticas, tradicionalmente chamadas de “partidos”:

“Partido” Português: Formado por portugueses que aqui viviam, principalmente militares, e que apoiava a política recolonizadora das Cortes de Lisboa.

“Partido” Brasileiro: Formada pela aristocracia rural brasileira, cujo nome mais importante era José Bonifácio de Andrada e Silva, e que pretendia a separação de Portugal, mantendo a monarquia, o latifúndio e a escravidão.

“Partido” Radical: Formado pela população urbana e pelos profissionais liberais e que pretendia a independência e a implantação da república. 

O jovem príncipe, ainda sem experiência política, oscilava entre as duas primeiras tendências, mas acabou caindo na área de influência de José Bonifácio e daí ao rompimento com o domínio português foi só um passo. Vejamos dois exemplos disso: a Lei do Cumpra-se, que condicionava o cumprimento das ordens vindas de Lisboa a assinatura de Dom Pedro; o “dia do fico” (09/01/1822), quando Dom Pedro se recusou a retornar a Portugal.

A verdade é que as tensões entre o príncipe e as Cortes de Lisboa se agravavam a cada dia e para piorar a situação, os paraenses expulsaram os portugueses e se declararam independentes. Aumentou o medo de que outras províncias seguissem o exemplo do Pará e o Brasil acabasse se dividindo em vários pequenos países, como havia acontecido com as colônias espanholas. Então ocorreu o “grito da Independência” (07/09/1822), oficializando uma realidade inevitável.

OBS. A Independência do Brasil foi acompanhada de uma dependência, cada vez maior, da Inglaterra; a economia monocultora e agroexportadora não foi alterada; o latifúndio e a escravidão foram mantidos. 


ADICIONE COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVOR.


Respondido por LucasFernandesb1
2
Independência do Brasil:
Antecedendo o processo de independência do Brasil, mas com fortes influências sobre o mesmo, ocorre a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Em 1807, o exército francês invadiu o Reino de Portugal que se recusa a se juntar ao bloqueio continental contra o Reino Unido. Incapaz de resistir ao ataque, a família real e o governo português fugiram para o Brasil, que era então a mais rica e desenvolvida das colônias lusitanas. A instalação do Tribunal de Justiça no Rio de Janeiro traz uma série de transformações políticas, econômicas e sociais que levam à decisão do Príncipe Regente D. João, consumada em 16 de dezembro de 1815, de elevar o Brasil à condição de reino, unido com sua ex-metrópole.

Porém, em 1820, uma revolução liberal eclodiu em Portugal e a família real foi forçada a retornar para Lisboa. Antes de sair, no entanto, D. João nomeia o seu filho mais velho, D. Pedro de Alcântara de Bragança, como Príncipe Regente do Brasil (1821). Fiel ao seu pai, o príncipe-regente vê sua condição complicada pela vontade política das cortes portuguesas em repatriá-lo e de retornar o Brasil ao seu antigo estatuto colonial. Oficialmente, a data comemorada para independência do Brasil é a de 7 de setembro de 1822, em que ocorreu o chamado "Grito do Ipiranga", às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo). Em 12 de outubro de 1822, o príncipe foi proclamado imperador pelo nome de Pedro I e o país leva o nome de Império do Brasil.

Assim começou a guerra de independência que vê nascer e atuar o exército brasileiro, formado a partir da contratação de mercenários, do alistamento de civis e de tropas coloniais portuguesas, contra aquelas que permaneceram fiéis ao Reino de Portugal em algumas partes do país. Em meio ao conflito, há em Pernambuco o levantamento da Confederação do Equador, que pretendia formar seu próprio governo, republicano, mas foi duramente reprimido. Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal. Em troca, o Brasil se comprometeu a pagar ao Reino de Portugal uma indenização substancial e assinar um tratado de comércio com o Reino Unido, para indenizá-lo por sua mediação.


Primeiro Reinado: O primeiro reinado é o nome dado ao período da história brasileira em que D. Pedro I governou o Brasil como Imperador, entre 1822 e 1831, ano de sua abdicação. O primeiro reinado compreende o período entre 7 de setembro de 1822, data em que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil, e 7 de abril de 1831, quando abdicou do trono brasileiro.

Este período caracterizou-se por ser de transição, marcado por uma grande crise econômico-financeira, social e política. A efetiva consolidação da independência do Brasil ocorreria a partir de 1831, com a abdicação de D. Pedro I. 


Fonte: Wikipédia.org

Espero ter ajudado :-)
Perguntas interessantes