Por volta do século V a.C., foi criada a palavra paideia, que de início significava apenas "criação dos meninos" (pais, paidós, "criança"). Mas, com o tempo, a palavra adquiriu nuanças que a tornaram intraduzível (Aranha, 1996, p. 41). Em relação a este termo é incorreto afirmar:
1. Considera-se que a Pedagogia, a Democracia e a Psicologia são os pontos culminantes e exemplares da paideia.
2. A paideia inspirou a Educação grega, cuidando em transmitir às futuras gerações esse modo de vida, sem cair no tradicionalismo da Educação oriental com seu apego ao passado e caráter próreligioso. Assim, o "sentido de civilização" grega – a paideia – ensinou ao mundo ocidental a ser Ocidente.
3. A ideia de paideia, da formação do homem através do contato orgânico com a cultura, organizada em curso de estudos, com o centro dedicado aos "studia humanitais", que amadurece por intermédio da reflexão estética e filosófica, encontra na pedagogia – na teorização da educação subtraída à influência única do costume – seu próprio guia.
4. Paideia é o termo que pode ser explicado como "sentido de civilização", por caracterizar o mundo grego com seus valores, suas estruturas culturais e sociais e suas relações normativas.
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1 é verdadeira, pois a Paideia é uma forma ampla de pensar a sociedade e a educação, de modo que tanto a pedagogia, quanto a democracia e a psicologia são "filhas" desta prática.
2 é verdadeira, pois a Paideia era uma forma "grega" dever o mundo, mas que não se limitava à reproduzir os conteúdos das tradições gregas exclusivamente, mas a "forma" como esta tradição se colocava no mundo,
3 é falsa, pois o "studia humanitais" foi um modelo de educação medieval, e não um elemento da Paideia clássica grega.
4 é verdadeira, pois a Paideia, ao transmitir a forma, valorizava indiretamente os seus valores, sendo responsável pelo processo da expansão da cultura grega.
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