Por volta do século V a.C., foi criada a palavra paideia, que de início significava apenas "criação dos meninos" (pais, paidós, "criança"). Mas, com o tempo, a palavra adquiriu nuanças que a tornaram intraduzível (Aranha, 1996Durante o período conhecido como Idade Média havia um modelo de produção chamado Feudalismo. Essa expressão se origina do FEUDO, que era uma unidade territorial, governada por um senhor que possuía poder total, se dedicava na sua defesa militar e impunha aos habitantes a obrigação da fidelidade e da submissão, em troca de proteção. Nesse tipo de sociedade o comércio desapareceu, assim como a necessidade de administração pública, já que o governo era exercido pelo senhor, que agia dentro dele como fonte de direito. Em consequência, a escrita perdeu a importância, assim como a educação, que nesse período se restringiu ao clero. Do ponto de vista intelectual, há duas correntes filosóficas que influenciaram o processo educacional, conhecidas como PATRÍSTICA E ESCOLÁSTICA. Quais figuras foram, respectivamente, que criaram essas teorias? , p. 41). Em relação a este termo é incorreto afirmar:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá,
Das correntes filosóficas que influenciaram o processo educacional, primeiramente temos a filosofia Patrística, que abrande dos séculos I ao VII, que foi baseada nos escritos bíblicos das figuras de São Paulo, em suas Epístolas, e e o evangelho de São João. Podemos considerar que o maior teórico por trás da Patrística foi Santo Agostinho.
Já a filosofia Escolástica surgiu em meados do século IX e durou até o século XV, tendo como a maior figura São Tomás de Aquino, que é visto como o "príncipe" dessa escola filosófica.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás