Por volta do séc Xll, com a desintegração do feudalismo, começa a surgir um novo sistema econômico, social e político: O Capitalismo. A característica essencial do novo sisTitle é o fato de nele, o trabalho ser assalariado e não mais servil como no feudalismo. Outros elementos típicos do capitalismo: Economia de mercado, trocas monetárias, grandes empresas e preocupação com o lucro. O capitalismo nasce da crise do sistema feudal e cresce com o desenvolvimento comercial, depois das Primeiras Cruzadas. Foi formando-se aos poucos durante o período final da idade média, para finalmente dominar toda a Europa ocidental a partir do séc XVI. Mas foi somente após a revolução industrial, iniciada no séc XVlll na Inglaterra que se estabeleceu o verdadeiro capitalismo. Fonte: A transição do feudalismo para o capitalismo. Disponível em: <. Mundovestibular. Com. Br/articles/251/1/A-TRANSICAO-DO-FEUDALISMO-PARA-O-CAPITALISMO/Paacutegina1. Html>. Acesso em: 09 jul. 2019. Em relação à mudança do sistema feudal para a Idade Moderna é correto afirmar que houve:
Soluções para a tarefa
Resposta:
uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
Explicação:
O sistema feudal era caracterizado pela fraca mobilidade da população, ou seja, grandes migrações populacionais ou mudanças de status social não eram comuns. Uma das motivações para essa fraca mobilidade era a forma como as posições sociais eram demarcadas através da origem de nascimento. Diferentemente, o sistema capitalista impôs uma nova lógica social, criando novas formas de existência e subsistência e dando a oportunidade para a mudança de status social através do poder monetário.
Resposta:
CORRETO: Uma mudança de uma sociedade com posições sociais marcadas pela origem de nascimento, para uma sociedade com classes sociais determinadas pelo poder econômico.
Explicação:
Resposta certa: O sistema feudal era caracterizado pela fraca mobilidade da população, ou seja, grandes migrações populacionais ou mudanças de status social não eram comuns. Uma das motivações para essa fraca mobilidade era a forma como as posições sociais eram demarcadas através da origem de nascimento. Diferentemente, o sistema capitalista impôs uma nova lógica social, criando novas formas de existência e subsistência e dando a oportunidade para a mudança de status social através do poder monetário.