Por volta de 3500 a.C, haviam formando-se dois reinos. Explique como ocorreu essa divisão.
Soluções para a tarefa
Aqui a explicação:
- A unificação do Egito
- Com o crescimento dos nomos, o trabalho começou a ser dividido entre as pessoas.
- Assim, algumas passaram a cuidar da agricultura, outras da construção de celeiros para estocar alimentos. Havia ainda os artesãos, os administradores de obras, entre outros trabalhadores.
- As pessoas que conquistavam posições de destaque em suas comunidades acabavam assumindo cargos no poder local. O mais importante desses cargos era o de monarca, uma espécie de governador. Alguns monarcas ampliaram seu poder para outros nomos ou regiões vizinhas.
- Existiam vários centros de poder ao longo do Nilo por volta do quarto milênio antes de Cristo.
- Os nomarcas eram respeitados principalmente por sua capacidade de garantir segurança e assegurar comida para a população dos nomos. Em geral, eram considerados deuses e cabia a eles a tarefa de dialogar com as divindades protetoras do Nilo.
- Muitas vezes, a imagem desses chefes estava associada à figura de animais, o que para os egípcios era símbolo de força, coragem e astúcia.
- Paleta
Espécie de bandeja na qual se guardavam maquiagens, medicamentos ou pigmentos de tintas. Costumavam ser decoradas com relevos que muitas vezes ilustravam passagens da história de um lugar ou de pessoas.
O do Alto Egito (localizado na maior parte do vale do Nilo)
- Por volta de 3500 a.C., depois de muitos conflitos entre si, os diversos centros de poder do Nilo foram unificados em apenas dois reinos:
O do Alto Egito (localizado na maior parte do vale do Nilo)
E o Baixo Egito (no delta do rio).
Cerca de trezentos anos depois, o Alto e o Baixo Egito se unificaram, formando um grande império. Seu líder foi coroado como faraó, uma mistura de rei e deus.
A unificação dos dois reinos pode ser considerado o marco inicial da civilização egípcia.
Duas deusas, Uadjit e Nekhbet, protegem o faraó Ptolomeu IX, que usa a coroa dupla, simbolizando a união dos dois reinos.
- Essa civilização sobreviveu por mais de 3 mil anos e deixou um importante legado nos campos da Engenharia, Astronomia, Medicina, Artes e outras áreas do conhecimento humano