Por volta de 1930, chegam ao Brasil os reflexos da Pedagogia Nova, também conhecida por Escola Nova. Essa metodologia influenciou diretamente a concepção do ensino de Artes no Brasil. Nas aulas de Artes, qual foi a principal mudança oferecida pela metodologia da Escola Nova?
Soluções para a tarefa
A pedagogia nova surge no Brasil por volta de 1930, mas se dissemina só nos anos 50-60 nas escolas experimentais. Sua ênfase é a expressão como um dado subjetivo. Dessa forma, o processo de trabalho é fundamentalmente experimental e fundamentado na psicologia e na biologia, com uma preocupação com o método, com o aluno, seus interesses e sua espontaneidade.
A escola nova, então, vê o aluno como um ser criativo, a quem se deve oferecer todas as condições possíveis de expressão artística, num concepção de aprendizagem pautada no “aprender fazendo”, e também, cooperativamente na sociedade. Na prática, é comum observar, nessas escolar, o mestre transitando entre os alunos que atuam sozinhos ou em grupo.
O professor então estabelece as bases do aprendizado e supervisiona os eventos que envolvem a aquisição de conhecimentos. Cabe aos estudantes aprenderem através da experiência, no âmago da atuação prática, fundamentando-se igualmente nas investigações, nas revelações e nas pesquisas do contexto natural e social.