História, perguntado por juciellia6331, 1 ano atrás

Por volta de 1830, a maioria dos países da América já tinha proclamado a independência. Entretanto as diferenças entre eles eram bastante claras. Os Estados Unidos da América (EUA) começavam a se tornar o país mais industrializado do planeta. A América Latina continuava presa às pesadas heranças coloniais: predominavam as economias exportadoras de produtos primários, governos de latifundiários que olhavam com ar de superioridade para a multidão de governados de pele mais escura, grandes comerciantes que enriqueciam importando montanhas de produtos, de qualidade ou quinquilharias das fábricas inglesas, ausência de direitos para a maioria da população. (SCHIMIDT, 2005, p. 427). Com base na análise do texto, associada aos conhecimentos sobre o Imperialismo, pode-se afirmar: (01) O imperialismo europeu do século XIX, em direção à América Latina, foi possível após estabelecer com os Estados Unidos acordos de limites de áreas a serem recolonizadas. (02) As pesadas heranças coloniais referidas no texto explicam o limitado número de imigrantes europeus direcionados à Argentina e ao Brasil, no período de 1820 a 1880. (04) Os Estados Unidos, ao se tornarem o país mais industrializado do planeta, reuniram condições econômicas e políticas para concretizar seu projeto imperialista, no século XX, em direção à América Latina. (08) O olhar de superioridade dos governos de latifundiários em relação à multidão de governados de pele mais escura revela o fortalecimento dos desequilíbrios sociais, ampliados no contexto da dominação imperialista dos Estados Unidos. (16) O número de imigrantes europeus com destino aos Estados Unidos se intensificou durante a Primeira Grande Guerra, devido à ruralização da economia europeia. (32) O fortalecimento econômico do Brasil, nas três primeiras décadas do século XX, motivado pela política de substituição das importações, impediu a presença imperialista norte-americana no país, durante o período da Guerra Fria.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
11
Bom dia!


Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

A resposta correta soma o total de número 8.


Partindo deste ponto, vemos que o período de ruralização da Europa se deu durante a fase do feudalismo, no mundo moderno, a economia não se baseava como este processo no setor principal. 

 processo de imperialismo europeu, buscava relações cooperativas, onde a América Latina possuía lucro, e, diferente do colonialismo do século XVI, a colônia se tratava de uma extensão da metrópole com as mesmas leis.


Bem, espero ter ajudado.

Um abraço. 


 
Perguntas interessantes