Por uma melhor gestão pública :: Jairo Martins (Brasil Economico, 18.11.2013)
BRASÍLIA, SEG, 18-11-2013
“A população foi às ruas nos últimos meses para protestar, em um levante que não se via no Brasil há um bom tempo. A mensagem foi clara: há algo de errado na condução da política econômica e social do país e a população, no geral, não está satisfeita. Em meio a tantos cartazes expostos nas últimas semanas, o resultado que fica é o de que o Brasil não atua de forma sincronizada aos anseios populares. Nota-se um visível descompasso e falta de alinhamento das instituições federais, estaduais e municipais para o atendimento das necessidades básicas da sociedade brasileira. É preciso utilizar melhor os recursos para gerar mais valor à sociedade.
Temas estratégicos, como saúde, educação, segurança e transporte público não podem estar sujeitos à sazonalidade político-partidária, e sim, a planos consistentes estruturados para o longo prazo. O ranking do Fórum Mundial de Economia, que funciona como um índice de competitividade global, mostra que o Brasil não está tão bem posicionado frente à outros países. Embora tenha avançado posições no índice geral, ao longo dos anos, o Brasil está entre os últimos colocados em aspectos relacionados ao setor público, como desperdício em gastos públicos e eficiência do setor...” (texto adaptado) http://www.sae.gov.br/site/?p=19202#ixzz38F07aK2t –acesso em julho de 2014.
Considerando o trecho do texto e associando aos materiais de estudo da disciplina, vimos que:
I. O Estado não está fazendo o seu papel como um verdadeiro órgão político que zela pelos interesses públicos.
II. “...É preciso utilizar melhor os recursos para gerar mais valor à sociedade”. Com essa frase o autor reforça que o Estado é responsável por gerir os recursos para atender os interesses de caráter público.
III. Embora o Estado zele pelos interesses públicos não compete a ele prover condições para que as pessoas satisfaçam suas necessidades. Essa satisfação é uma conquista individual que reflete no acesso aos bens comuns.
IV. Quando o autor do texto cita como temas estratégicos: saúde, educação, segurança e transporte público ele se refere a Investimentos, que são despesas de capital, que darão retorno a longo prazo, que está sob responsabilidade do Estado.
Das afirmativas relacionadas estão corretas:
somente as alternativas III e IV estão corretas.
somente as alternativas II, III corretas.
somente as alternativas II e IV estão corretas.
somente as alternativas I e II estão corretas.
somente as alternativas I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
somente as alternativas l e ll estão corretas
Perguntas interessantes
Psicologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás