Por trás dos grandes vestígios sensíveis da paisagem, os artefatos ou as máquinas, por trás dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. Quem não conseguir isso será, no máximo, um serviçal da erudição. Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça" (BLOCH, 2002, p. 159). A citação retirada do clássico livro de Marc Bloch, "Apologia da história", apresenta o ofício do historiador como sendo semelhante ao ogro em farejar a carne humana. Nas análises históricas que foram apresentadas nos seus estudos, temos diferentes visões sobre o objeto de estudo da História. Com base na fonte apresentada e nos seus estudos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BLOCH, Marc. Apologia da História: Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
a) Para Marc Bloch, o objeto da história é o estudo do homem em sociedade através do tempo, não se limitando aos grandes feitos e personagens.
b) O autor procura afirmar a importância do estudo das pessoas comuns, em detrimento dos personagens considerados socialmente como relevantes.
c) A comparação que o autor faz busca apresentar a relevância do estudo da história do tempo presente, a qual trabalha apenas com os indivíduos vivos.
d) O autor afirma que o estudo da história está embasado na concepção de enaltecimento dos grandes feitos do passado, como guerras e revoluções.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Boa tarde, Maykon!
Bloch se refere ao alvo do historiador: o homem. O historiador deve se preocupar em analisar o caminho percorrido pelo homem ao longo do tempo. Dar atenção maior às instituições e vestígios materiais é esquecer que o verdadeiro alvo do pesquisador é, não outra coisa, senão, o homem.
Um beijo!
Explicação:
maykonpereira1:
quais alternativas ????
Perguntas interessantes