Por trás de qualquer proposta metodológica se esconde uma concepção do valor que se atribui ao ensino, assim como certas ideias mais ou menos formalizadas e explícitas em relação aos processos de ensinar e aprender (ZABALA, 2010, p. 27). Partindo da afirmação acima, podemos inferir que é importante explicitar as concepções teóricas que embasam nossa prática porque:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:1)
"Um sobrevoo por situações não escolares confirma o equívoco da relação suposta pelo meio escolar e mostra como a variação postural e o movimento prontamente dito podem, ao contrário, favorecer a atenção e a aprendizagem. Mostra que, se é verdade que a possibilidade de prestar atenção depende da postura corporal, não é verdade que a atenção só é possível em posição sentada. Isso vai depender do objetivo da ação, pois cada atividade pode ser feita de modo mais atento numa determinada posição. E não é certo que possamos identificar a postura ideal para cada atividade, pois a relação entre atenção e postura depende muito de parâmetros que mudam ao longo do tempo e conforme traços próprios aos indivíduos.
Por exemplo, imagens do filme O nome da Rosa ilustram como os monges medievais liam de pé, com seus grandes livros apoiados sobre suportes de madeira. (...) Os escribas egípcios escreviam sentados em posição de lótus, com o papiro apoiado sobre suas pernas. Na Grécia Antiga, Aristóteles ensinava seus alunos andando, em suas célebres aulas peripatéticas, sugerindo que a reflexão e o raciocínio se beneficiariam da cadência da marcha.
E para a contemplação atenta de um quadro, ou para a escuta de uma música, qual a posição mais adequada? Para a primeira situação, a posição de pé e em deslocamento, que permite diferentes ângulos de visão, parece ser mais favorável, do contrário, nos museus, os quadros não seriam pendurados nas paredes. Aliás, a imagem clássica do pintor que apoia seu quadro sobre um cavalete e pinta de pé sugere que também a feitura de um quadro é favorecida nesta posição. Para a escuta de uma música, certamente as respostas serão múltiplas, em função do tipo de música e da pessoa que responder".
Baseando-se no texto acima, é certo dizer que:
Alternativas:
a)
É preciso boa postura para prestar atenção, preferencialmente sentado.
Alternativa assinalada
b)
A melhor forma para refletir e raciocinar é, certamente, na cadência da marcha.
c)
Variar a postura pode favorecer a aprendizagem.
d)
Os alunos deveriam ficar de pé nas aulas de artes.
e)
Os alunos aprendem principalmente quando se sentam em cadeiras e se apoiam em mesas.
2)
"Considerando que a deficiência significa a antítese cultural do corpo saudável e apto, o que acontece quando uma pessoa com deficiência apresenta-se no papel de dançarino? É preciso aqui ressaltar que é esse papel que vem sendo historicamente reservado para a glorificação de um corpo ideal" (FREIRE, 2001, p.40).
No trecho acima, o que quer dizer a frase "a deficiência significa a antítese cultural do corpo saudável e apto"?
Alternativas:
a)
Que pessoas com deficiência não estão aptas para dançar.
b)
Que o bailarino deve ter o corpo culturalmente considerado ideal.
c)
Que na nossa cultura o corpo da pessoa com deficiência é o contrário do que se considera saudável e apto para a dança.
Alternativa assinalada
d)
Que o dançarino só está apto para dançar quando não for deficiente culturalmente.
e)
Que a deficiência não deve ter o mesmo espaço do corpo saudável e apto na cultura.
3)
"Por trás de qualquer proposta metodológica se esconde uma concepção do valor que se atribui ao ensino, assim como certas ideias mais ou menos formalizadas e explícitas em relação aos processos de ensinar e aprender" (ZABALA, 2010, p. 27).
Partindo da afirmação acima, podemos inferir que é importante explicitar as concepções teóricas que embasam nossa prática porque:
Alternativas:
a)
Ao explicitá-las, podemos refletir criticamente sobre as mesmas e repensar a prática.
b)
A prática não se relaciona as concepções teóricas.
c)
Nenhuma concepção teórica supera o saber advindo da prática.
Alternativa assinalada
d)
As concepções teóricas são muito formalizadas e estão sempre explícitas.
e)
A prática não deve partir de concepções teóricas.
4)
A experiência com os alunos estagiários da Licenciatura em Dança da Unicamp tem mostrado que, se a dança está aos poucos conquistando um espaço diferenciado dentro da formação escolar fundamental, muitas barreiras ainda têm que ser derrubadas. A primeira delas é a receptividade dos próprios professores da escola. Alguns tendem a "menosprezar" o trabalho, considerando a dança um "luxo" de menor importância no conjunto das disciplinas oferecidas pelo currículo. Estes professores acabam assumindo posturas que dificultam o trabalho dos estagiários, como, por exemplo, intitularem o trabalho "aula de recreação" (STRAZZACAPPA, 2001, p. 74).
A partir da leitura do texto apresentado, analise as seguintes afirmações e a relação entre elas:
1. Muitos professores da escola básica ainda não enxergam a importância da dança e do movimento na escola.
PORQUE
2. Alguns professores tendem a "menosprezar" o trabalho com dança, considerando a dança um "luxo" menos importante do que as outras disciplinas.
.
- RESPOSTAS 1 C, 2 C ,3 A, 4 B ,
Resposta:
Ao explicitá-las, podemos refletir criticamente sobre as mesmas e repensar a prática.
Explicação:
Aap1 - Corpo e Movimento - 2021.2