Por trás de nossa Revolução Industrial está essa concentração nos mercados coloniais e “subdesenvolvidos” no ultramar, a bem-sucedida batalha para fechá-los a todos mais. Nós os derrotamos no Oriente: em 1766 já vendíamos até mais que os holandeses na China. Nós o derrotamos no Ocidente: no começo da década de 1780 mais da metade de todos os escravos caçados na África (e quase o dobro dos transportados pelos franceses) geravam lucros para traficantes britânicos. E isso foi feito em benefício de mercadorias britânicas. […] Nossa economia industrial desenvolveu-se a partir de nosso comércio, e sobretudo nosso comércio com o mundo subdesenvolvido. […]HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011. p. 44
O historiador britânico Eric J. Hobsbawm (1917-2012) ponderou que a Revolução Industrial inglesa ocorreu por qual motivo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Revolução Industrial foi iniciada de maneira pioneira na Inglaterra, a partir da segunda metade do século XVIII, e atribui-se esse pioneirismo aos ingleses pelo fato de que foi lá que surgiu a primeira máquina a vapor, em 1698, construída por Thomas Newcomen e aperfeiçoada por James Watt, em 1765.
fabiojustinodemorais:
obrigada
Perguntas interessantes
Inglês,
6 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás