Por termo intermodal na operação de transporte de carga, pode-se afirmar que:
Refere-se quando o transportador que organiza o transporte assume inteira responsabilidade pelo transporte “porta a porta” e emite um documento único de transporte.
É o deslocamento de carga por vários meios de transporte, em que um único transportador organiza o transporte desde o ponto de origem.
Vários contratos de destino de um determinado produto ou mix de produtos para diversos modais.
É o caso em que determinada carga precisa realizar transbordo em veículos da mesma modalidade de transporte, regida por único contrato.
É um conceito que coloca a responsabilidade das atividades de transporte sob um único operador, o qual gerencia e coordena o processo todo, desde o embarcador até o importador.
Soluções para a tarefa
Resposta:
É o deslocamento de carga por vários meios de transporte, em que um único transportador organiza o transporte desde o ponto de origem.
Explicação:
É uma discussão clássica de quem estuda logística entre os conceitos de intermodalidade e multimodalidade. Nos dois casos as mercadorias utilizam mais de um modal para chegar ao destino. A diferença dos dois termos é baseada nos agente que realizam a operação e não na operação em si.
No caso da intermodalidade, o embarcador (dono da carga) contrata cada um dos prestadores de serviço logístico.
No caso do transporte multimodal, o embarcador contrata apenas uma empresa para prestar o serviço logístico. Essa empresa contratada é responsável por fazer toda a operação com os demais prestadores de serviço. Nesse caso, segundo a legislação brasileira, a empresa contratada precisa ser um OTM (Operadores de Transportes Multimodais).