Por serem seres com reprodução sexuada, os seres humanos são formados por 46 cromossomos, sendo 23 de origem paterna e 23 de origem materna, formando uma célula 2n (diploide). O processo de formação dos gametas, seja espermatozoide ou óvulo, é chamado de meiose. A meiose é um tipo especial de divisão celular que produz exclusivamente células haploides. Para compreendermos didaticamente como este processo ocorre, a meiose é dividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase. Adicionalmente, a meiose gera grande variabilidade genética devido a dois importantes fenômenos: o crossing over e a segregação dos cromossomos, fazendo com que cada célula haploide produzida seja geneticamente diferente das demais e da célula parental original. Assim, por meio da meiose, um novo conjunto de genes é criado em cada indivíduo, gerando enorme diversidade.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A reprodução sexuada é o processo por meio do qual é possível que haja uma maior variabilidade genética uma vez que mistura metade da carga genética da mãe com metade do pai, ou seja, dos genitores.
Os cromossomos são estruturas que passam pelo processo de crossing-over, processo que possibilita que as hastes das cromátides irmãs troquem de lugar no espaço.
Ao contrário dos seres de reprodução assexuada, nos quais a variabilidade genética é reduzida, uma vez que todos os indivíduos são clones, com a mesma carga genética.
Perguntas interessantes