Por ser mais resistente à tração do que o concreto armado, o concreto protendido é a solução ideal para obras de pequeno, médio ou grande porte com esforços de flexão elevados; estruturas localizadas em áreas industriais ou costeiras e projetos arquitetônicos ousados com grandes vãos, como pontes, por exemplo. Sobre as vantagens de pontes feitas em concreto protendido, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. As pontes que utilizam concreto protendido são feitas com concreto e aço de alta resistência sendo, consequentemente, mais leves e esbeltas.
PORQUE
II. Pontes em concreto protendido vencem grandes vãos, aumentando também a sua durabilidade e resistindo melhor as forças cortantes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma:
a- A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c- As asserções I e II são proposições falsas.
d- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
A I descreve os materiais e características do concreto protendido, enquanto a II apenas apresenta características de obras que se utilizam do concreto protendido ( A II não descreve o porque desses materiais específicos serem utilizados).
Alternativa E: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
O concreto protendido é um método estrutural utilizado em grandes obras, onde o aço que está presente no elemento estrutural é tensionado antes de ser cortado, mantendo assim uma tensão na peça estrutural. Dessa maneira, esses elementos estruturais permitem vencer grandes vãos de pontes e torná-las mais esbeltas.
Analisando as proposições, veja que ambas estão corretas, mas ela são apenas complementares, e não uma justificativa da outra.