Português, perguntado por mylenna1219, 11 meses atrás

por que Zeli em o botão grená é considerada uma broxa?​

Soluções para a tarefa

Respondido por Williamluiz0100
3

Resposta:

Em O botão grená, Luana von Linsingen e Rosana Rios, narram a aventura de verão vivida por uma pré-adolescente, a personagem protagonista, Maya.

A história é construída de forma linear e se passa em um verão, período de férias, de janeiro ao final de fevereiro, em Florianópolis (SC), mais especificamente em um Camping no Rio Vermelho, na praia de Santo Antônio e Sambaqui, passando pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo centro da cidade, e algumas outras praias da ilha. A história conta com algumas expressões dialetais da região, todas elas expostas na página 141 e 142, no glossário de palavras e expressões da ilha. Há nesta edição a ilustração de um mapa da ilha de Florianópolis. O sumário é composto por Prólogo, vinte capítulos, Epílogo, e Glossário.

A personagem principal é Maya, pré-adolescente paulistana, tímida, introspectiva, inteligente e, por vezes, um tanto madura para sua idade, embora tenha ficado em recuperação em duas matérias na escola, em sua cidade natal, o que retardou a sua vinda para o veraneio na ilha, onde sua família já se encontrava a duas semanas, em um camping no Rio Vermelho.

A história gira em torno de um mistério que teve início quando Maya encontra um botão de cor grená, na areia da praia de Santo Antonio de Lisboa, nele havia escrito a marca “Segredos”. Pensando no que teria provocado a presença do botão naquele lugar, e imaginando a história, se é que havia uma, que poderia estar por trás daquele pequeno objeto, Maya, movida pela intuição, por uma ajudinha do acaso, ou destino e por um enorme instinto de aventura, inicia a sua saga.

A instigante história conta com diversos personagens, mas daremos conta aqui, daqueles envolvidos na trama do botão de cor grená. Dentre eles está seu Mendes, velho senhor rico, morador de uma antiga casa em Santo Antônio, bem pertinho da praia. Bernardo é um menino popular, bonito e confiante, que acampava no camping em que a família da moça se encontrava no Rio Vermelho.

A grande descoberta está em torno, do botão do vestido grená da pequena Joana, neta de seu Mendes, que desde o acidente em que perdeu a mãe e o pai, vive escondida do avô, enclausurada na casa abandonada do Sambaqui, com o tio, irmão gêmeo de Camilo, que ao contrário do que todos acreditavam, estava no acidente e se salvou junto com Joana. Passando-se pelo genro do velho rico, ele planejava a morte da menina, para se apoderar da fortuna que ela herdaria do avô.

Esta história é uma aventura instigante, gostosa e fácil de ser lida.

LINSINGEN, Luana von. O botão grená . Il. Gizé. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2000.


mylenna1219: obrigada!
Williamluiz0100: de nada
Perguntas interessantes