por que vemos muitas cidades urbanas nas maioria pobres
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vamos falar sobre o êxodo rural e a industrialização.
Explicação:
Vamos pensar assim: Quando as cidades surgiram, elas passaram a disponibilizar coisas que não são tão acessíveis aos moradores da zona rural, como saneamento básico, grande disponibilidade de empregos, acesso a rede de saúde... Isso atraiu pessoas do campo para as cidades - o chamado êxodo rural.
Com o êxodo rural, muitas pessoas abandonaram o campo para morar nas cidades. E assim ocorreu a industrialização - quando maior parte da população vive nas cidades -. Porém, nas cidades, o custo de vida é maior, principalmente nos centros. Assim, para morar em edificios, teria de ter uma renda muito grande. Com isso, pessoas que não tinham essa condição, tiveram que morar nas chamadas FAVELAS, que também ficam nas cidades, porém são regiões mais pobres e marginalizadas.
Resposta:
- o crescimento da quantidade de cidades;
- o desenvolvimento das redes de transporte e comunicação, que passaram a interligar todas as regiões do Brasil;
- o crescimento desordenado do meio urbano, que crescia sem nenhum planejamento, provocando diversos problemas ambientais e estruturais;
- a formação de favelas, nas quais a população de baixa renda se fixava em razão da baixa valorização dos terrenos;
- a acentuação das desigualdades sociais nos centros urbanos, pois muitas pessoas que chegavam às cidades não possuíam escolaridade e acabavam ficando desempregadas, aumentando, assim, os índices de pobreza e violência nos centros urbanos.