Por que Vargas estabeleceu o estado novo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Estado Novo foi um regime ditatorial arregimentado por Getúlio Vargas, instituído em 10 de novembro de 1937. Desde 3 de novembro de 1930, Vargas governava o país. O primeiro período foi o Governo Provisório (1930-1934) que perdurou até a reconstitucionalização do país. Com a decretação da Constituição de 1934 iniciou-se o Governo Constitucional. A previsão das eleições presidenciais era para o ano de 1938, e em 1937 iniciaram as campanhas dos candidatos ao cargo. Candidataram-se às eleições o integralista Plínio Salgado, o governador de São Paulo Armando Vieira Sales, e o candidato situacionista José Américo Almeida. Getúlio Vargas não havia se candidatado, pois pretendia dar continuidade ao governo por meio de um golpe de Estado.
Vargas estabeleceu o Estado Novo por, principalmente, medo de perder seu poder.
No ano de 1938 haveria eleições e Getúlio, no ano de 1937, não estava com sua popularidade muito em alta. A UDN já estava fazendo muita pressão no seu governo, já que era extremamente contra o Trabalhismo Varguista e a Imprensa, liderada por Carlos Lacerda, já denunciava certos casos de corrupção e mau governo.
Com a iminência de uma possível perda nas eleições, Vargas cria um boato de que os Comunistas estavam prestes a dar um golpe e tomar o poder (Plano Cohen), decide instaurar a Ditadura do Estado Novo, pois, assim, a eleição de 38 não aconteceria e ele ficaria no poder durante mais tempo - ficou até 1945 no caso.
Espero ter ajudado! :))))