Português, perguntado por anderson123ams, 11 meses atrás

Por que usam a palavra ignorante com significado de "arrogante" e ignorar com sentido de desprezar, menosprezar, rejeitar, se o significado é " burr*, desprovido de inteligência"

Soluções para a tarefa

Respondido por Futurístico
4
É uma pergunta pessoal? Um dúvida sua.


Acredito que essa associação se dá não pelo sentido da palavra, mas por a pessoa ter tais características devido à escassez de conhecimento, informação, estudo, discernimento e afins.
Então, quando é atribuída a alguém a qualidade de ignorante, no sentido de ser arrogante, é, de certo modo, afirmar que esta é assim por não possuir conhecimento. Ou seja, de qualquer modo, é quase a mesma coisa, a diferença é que este sentido, comum, é a consequência.
Porém, isso, obviamente, foi quando algum indivíduo no passado começou a usar a palavra desse modo. Isso porque, atualmente, é bem verdade que a palavra é usada de forma inconsciente, fazendo com que o agente acredite que "ignorante" realmente signifique arrogante.


Abraços õ/

anderson123ams: Ótima explicação, obrigado.
anderson123ams: É que eu vejo pessoas usando esse adjetivo mesmo com pessoas inteligentes, intelectuais, etc. Quando alguém age de forma arrogante, chamam de ignorante, sendo que o sentido não é esse.
Futurístico: É verdade kkk Mas, de qualquer maneira, faz sentido, uma vez que mesmo que a pessoa seja inteligente, ela não pode ter todo conhecimento do mundo, então ela será leiga para algumas coisa. Então, até que faz sentido usar o termo. Por exemplo, uma pessoa que não tem empatia é aquela que é incapaz de se por no lugar dos outros. E esta capacidade não é muito inerente a ser inteligente. Portanto, pode se dizer que essa pessoa, de certo modo, é ignorante, não é mesmo?
Futurístico: Outra coisa é que o dicionário é feito a partir da fala, e não a fala que é feita a partir do dicionário. Isto é, uma palavra vai parar no dicionário porque tornou-se amplamente usada no vocabulário, e da mesma forma pode ser modificada. Ou seja, o significado nem sempre é uma lei.
anderson123ams: Entendo, muito obrigado!
Futurístico: Não por isso!
Perguntas interessantes