Por que uma solução Salina tende a desidratar as células?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Devido ao fluxo de água de dentro para fora da célula, o que a faz murchar. Quando colocamos a solução salina, mudamos a concentração de solutos no meio extracelular. A solução fica hipertônica em relação ao conteúdo celular.
Então, a tendência é que se iguale a concentração salina nos dois meios. Como o sal não passa livremente através da membrana, a água se desloca do meio menos concentrado para o mais concentrado e a célula murcha. Essa passagem de água se dá através da membrana celular, que é semipermeável, ou seja, ela permite a passagem de algumas moléculas e de outras não. A esse movimento da água de um meio hipotônico (com maior concentração de água) para um meio hipertônico (com maior concentração do soluto, denominamos osmose. As moléculas de água passam livremente, mas os íons, como os do sal de cozinha (Na+Cl-) e também de outras moléculas, como a glicose, não passam livremente pela membrana.
Resposta:
Por causa do gradiente de concentração.
Explicação:
Soluções salinas são comuns nos organismos vivos, portanto ao adicionar sal a uma superfície celular ocorrerá o deslocamento de de água do meio hipotônico (pouco soluto) para o meio hipertônico (muito soluto). Esse fenômeno acontece para solubilizar o excesso de sal.