Física, perguntado por livsdsc, 8 meses atrás

por que uma patologia física tem seu nome utilizado na computação?​

Soluções para a tarefa

Respondido por va81113vivilouca
1

Resposta:

Há dois anos, o professor Sylvio Barbon Junior, do Departamento de Computação (CCE), da Universidade Estadual de Londrina, defendeu seu doutorado no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, com pesquisa sobre o uso da tecnologia para detectar possíveis patologias nas cordas vocais. Atualmente, ele desenvolve na UEL pesquisas semelhantes com estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Ciência da Computação.

Graduado em Ciência da Computação e em Engenharia da Computação e com doutorado em Física Computacional, Sylvio Barbon é coordenador do projeto de Iniciação Científica “Detecção de patologias nas cordas vocais por meio dos padrões acústicos”, que tem como objetivo buscar melhorias no processo de diagnóstico de patologias que acometem as pregas vocais. “Nossa intenção não é substituir o profissional da área médica, mas expandir o alcance de avaliações que proporcionem maior velocidade e conforto ao paciente”, esclarece o pesquisador.

O professor destaca que a pesquisa está na fase de desenvolvimento de um protótipo de aplicativo que possibilita detectar alterações na voz. “Por enquanto não podemos falar em diagnóstico, pois isso só o médico pode fazer, além de exigir padrões éticos que precisam ser seguidos. A finalidade da pesquisa é criar um aplicativo que, no futuro, possa ser usado como uma ferramenta de apoio para um pré-diagnóstico sobre a qualidade da voz”, explica Sylvio Barbon.

Perguntas interessantes