Por que um povo não domina outro por acaso ou pela vontade divina?
Soluções para a tarefa
ola^^
Muita coisa tem me inquietado e provocado minha reflexão sobre a responsabilidade social nesses tempos tão difíceis. Uma delas é a expectativa que desenvolvemos em nós de achar que quem ocupa cargos de comando social, político ou religioso responde às expectativas do povo.
Mas expectativas de qual povo? Povo é um conceito abstrato que significa poucas coisas no concreto. Povo pode ser formado de maiorias ou minorias, ambas diversas, e incluídas nesse conceito.
Por isso dizemos que a palavra povo tem um sentido amplo e flutuante. Indica o pertencimento a um grupo étnico, a uma nação, a uma religião, a uma ideologia ou a um conjunto indiferenciado de pobres e miseráveis chamado de plebe.
Em geral, os povos organizam-se para viver e exigir direitos. A quem pedem direitos? Aos governantes e aos responsáveis por suas igrejas.
Nessa linha faço minha reflexão sobre a ‘voz do povo’ na Igreja Católica. O que o povo católico pede à Igreja Católica? À primeira vista existem duas entidades: o povo e a Igreja. Entretanto, a partir do Concílio Vaticano II, os católicos assumiram para si a afirmação de ser “Povo de Deus”.
A hierarquia que participou do Concílio, por meio de seus documentos oficiais, afirmou a Igreja como “Povo de Deus” e nela se incluiu e se distinguiu.
espero ter ajudado ^^