Biologia, perguntado por Júlia8832, 1 ano atrás

Por que um átrio não se comunica com o outro átrio?
Assim é a mesma pergunta com o Ventrículo por que ele não se comunicam?

Ajuda Por Favor!

Soluções para a tarefa

Respondido por vivatolosdias
5
3 respostas · Interpretação de Sonhos 

 Melhor resposta

O sistema circulatório, ou cardiovascular, compreende um órgão central propulsor, o coração, e uma série de condutos nos quais circulam o sangue e a linfa, respectivamente vasos sangüíneos e linfáticos. 

Divisão do Sistema Circulatório 
Sistema vascular sangüíneo: veias, artérias, capilares e o coração. 
Sistema Linfático: capilares linfáticos, ductos linfáticos, linfonodos, etc. 
Órgãos Hematopoiéticos: medula óssea e órgãos linfóides (baço e timo) 

Sistema vascular Sangüíneo 
O sistema vascular sangüíneo tem como função levar a todos os órgãos e tecidos do corpo o sangue, nutrientes, hormônios e oxigênio, necessários à sua manutenção, e recolher produtos de eliminação resultantes do metabolismo celular. 

Coração 
É um órgão oco de tecido muscular estriado cardíaco (miocárdio), funcionando como uma bomba contrátil-propulsora. Situa-se na parte média da cavidade torácica, entre os pulmões, acima do diafragma, adiante da coluna vertebral. Apresenta três camadas: o endocárdio, o miocárdio e o pericárdio. O MIOCÁRDIO está envolto externamente por uma estrutura membranosa, o PERICÁRDIO ou epicárdio, cuja função é proteger o miocárdio e permitir o deslizamento das paredes do órgão durante o seu funcionamento mecânico. Internamente, o miocárdio é recoberto pelo ENDOCÁRDIO, uma membrana que fica em contato direto com o sangue. 

A cavidade do coração é subdividida em quatro câmaras: dois ÁTRIOS (na parte superior) e dois VENTRÍCULOS (na parte inferior). Um septo, denominado interatrial, separa os dois átrios, enquanto um outro septo, interventricular, separa os dois ventrículos, dividindo a coração em duas metades, direita (venoso) e esquerda (arterial), que não se comunicam entre si. Os átrios funcionam como reservatórios de sangue, e os ventrículos como bombas que propulsionam o sangue em direção às artérias. 

Entre estes há válvulas encarregadas de direcionar a corrente sangüínea. No lado direito temos a válvula TRICÚSPIDE e o lado esquerdo a válvula MITRAL ou BICÚSPIDE. 

Vasos Sangüíneos 
Artérias: são vasos que se ramificam a partir do coração, encarregados de distribuir a todos os órgãos e tecidos, o sangue que é bombeado através da artéria aorta. Os troncos vão se ramificando em artérias de menor calibre até terminarem em arteríolas, que são as menos calibrosas, a partir das quais se formam as redes capilares. As artérias mantêm relações com ossos, articulações, veias e nervos. Em seu trajeto, as arteríolas comunicam-se amplamente entre si, cujas comunicações recebem o nome de anastomoses. 

Veias: As veias são vasos destinados a levar o sangue desde os capilares até o coração. As veias nascem das redes capilares pelas vênulas, que se unem entre si para formar vasos cada vez maiores que vão atingir o coração. Apresentam válvulas em seu interior, que impedem o retorno do sangue, auxiliando sua progressão em direção ao coração. As veias também se anastomosam, constituindo vias de circulação colateral. 

Capilares sangüíneos: São vasos microscópicos entrepostos entre veias e artérias. Apresentam apenas endotélio, cujas células são espaçadas, permitindo as trocas metabólicas entre o sangue e o tecido. Sua distribuição é quase completa em todo o corpo com raras ausências como no caso da epiderme e da córnea. 

Fluxo sangüíneo no coração 
Veia cava superior: no átrio direito drena todo o sangue venosos da cabeça, pescoço, membros superiores e boa parte da parede torácica; 
Veia cava inferior: também no átrio direito, trás o sangue venoso da parte inferior do corpo; 
Artéria pulmonar: no ventrículo direito, é a única artéria a transportar sangue venoso. A partir deste ponto é que se inicia a circulação pulmonar, com o sangue sendo bombeado através dela até os capilares do pulmão; 
No átrio esquerdo abrem-se quatro veias pulmonares, que trazem dos pulmões sangue oxigenado (arterial); 

No ventrículo esquerdo tem início a circulação sistêmica de onde o sangue é bombeado para todo o organismo a partir da artéria de grosso calibre, a aorta. 
Seio coronário: trás ao átrio quase todo o sangue venoso que nutre o próprio coração.

Perguntas interessantes