História, perguntado por vobbbb, 11 meses atrás

Por que TRABALHISMO não deve ser associado à SOCIALISMO?

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminpb12
0

Resposta:

cOLOCA COMO A MELHOR RESPOSTA PFV

Explicação:

O trabalhismo é uma ideologia política que engloba outras categorias de ideologias, como por exemplo, a econômica e a cultural; e esse conceito vai se transmutando ao longo do tempo. As ideologias políticas não possuem conteúdos fixos ao longo do tempo, pois elas se moldam, adaptam as realidades e sofrem inumeráveis redefinições. Robert Srour em seu livro, “Poder, cultura e ética nas organizações” (2012), afirma as ideologias políticas não designam conteúdos fixados para todo o sempre, porque esses se movem ao longo do tempo e sofrem inumeráveis redefinições. É o caso patente, por exemplo, da social-democracia contemporânea. Evoluiu de um ideário revolucionário, no final do século XIX, para proposições reformistas já nas primeiras décadas do século XX. Iniciou ruptura com o marxismo em meados dos anos 50 e passou a adotar um ideário moderado de democratização do capitalismo, num processo que a aproxima cada vez mais do liberalismo político. Até o inicio do século XX, os partidos social-democratas ainda eram considerados como partidos revolucionários. Foi a partir da 1º Guerra Mundial – e da Revolução Russa de 1917 – que há uma divisão dentro do movimento socialista. De um lado, os comunistas, influenciados por Lenin e pela Revolução Russa, continuaram a defender a necessidade de uma revolução que mudasse de forma radical o modo de produção característico do sistema capitalista. De outro lado, os social-democratas argumentaram que deveria ser por meio da via partidária e democrática as reformas dentro do capitalismo, para torná-lo mais social e humano. Em resumo, os social-democratas consideravam que havia duas vias para o socialismo: a democrática (social-democratas) e a autoritária (comunistas). Entretanto, com esse foco reformista, por meio do aumento da representatividade no parlamento, o movimento foi perdendo o horizonte do socialismo, embora trouxe muitos ganhos para a classe trabalhadora da Europa. A partir da 2º Guerra Mundial, a social-democracia afasta-se definitivamente da ruptura com o capitalismo . Essas transformações podem ser melhor estudadas abordando o debate entre Eduard Bernstein, Karl Kautsky e a turma dos socialistas fabianos na Inglaterra que influenciaram diretamente na criação do Labour Party.

Portanto, o trabalhismo, enquanto ideologia política, não é um conceito estático, e sim adaptado ao seu contexto histórico. Geralmente é por meio das ideologias políticas e econômicas que nos são oferecidos o enredo que justifica as decisões a serem tomadas e as ações que determinados governos executam em uma determinada nação. No caso do trabalhismo no Brasil, essa ideologia política sempre veio acompanhada de uma ideologia econômica desenvolvimentista. Nos governos de Getúlio Vargas foi o nacional-desenvolvimentismo, no de João Goulart foi o nacional-reformismo e nos dos presidentes Lula (a partir de 2006) e Dilma Rousseff foi o social-desenvolvimentismo. Um contraponto a essa associação pode ser o do governo Geisel: um governo de nacional-desenvolvimentismo sem ser trabalhista.

Continua Srour, que as ideologias econômicas põem em jogo as relações entre o Estado e a economia, ou entre o planejamento e o mercado. O autor lembra a clássica distinção entre liberalismo político e liberalismo econômico para verificar que não há simples coincidência ou superposição entre os dois ideários. Esclarece ele que é possível ser liberal do ponto de vista econômico, ao mesmo tempo em que se é politicamente conservador. Entende-se nesse artigo, portanto, o termo “ideologia política” como um conjunto de idéias, de uma pessoa ou partido, que traz uma visão, ideal, de como deveria ser a relação entre as pessoas em determinado espaço público, enquanto a ideologia econômica traz uma visão de como deveria ser o papel dos agentes econômicos, e suas relações, na busca por solucionar problemas no âmbito da produção, distribuição, acumulação e consumo de bens e serviços. Nesse sentido, o desenvolvimentismo seria uma ideologia econômica, enquanto o trabalhismo uma ideologia política.

Cabe contextualizar e esclarecer o conceito histórico do trabalhismo brasileiro: a formulação do trabalhismo, tal como desenvolvido na Inglaterra, passou por transformações no Brasil, adaptando-se à realidade e adquirindo características próprias, e teve como um de seus principais ideólogos no país, o sociólogo e político, Alberto Pasqualini, que tinha como base os princípios do solidarismo cristão (democracia-cristã das Encíclicas Rerum Novarum e Quadragésimo Anno)

Perguntas interessantes