por que tem corpos celestes que são atraidos pelo campo magnético e outros não
Soluções para a tarefa
por que tem corpos celestes que são atraidos pelo campo magnético e outros não
Gravidade é uma força de atração entre os corpos materiais. A Terra possui uma grande força gravitacional, por essa razão todos os objetos caem ao serem lançados no ar.
A existência de corpos celestes é resultado da força gravitacional, uma vez que aglutina todo material, formando os planetas, por exemplo. Essa força também é responsável por manter os planetas do Sistema Solar em suas devidas órbitas, os quais realizam deslocamento em torno do Sol. Incluindo ainda que essa força é responsável pela ocorrência do ciclo das marés e influencia outros fenômenos naturais.
O magnetismo terrestre é resultado do movimento de seu núcleo, que se acredita possuir uma parte líquida e uma sólida, constituídas por ligas metálicas de ferro. Desse modo, o que acontece é uma interação entre a parte líquida e a sólida, promovendo o surgimento de um forte campo magnético, que tem sua força percebida até na superfície.
Na Terra, o Polo Sul Magnético atrai o Polo Norte Geográfico, e o Norte Magnético atrai o Polo Sul Geográfico.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Local sem força gravitacional
Local sem força gravitacional
Artigos Relacionados
Química
DIFERENÇA ENTRE MASSA E PESO
Será que é correto dizer que o valor medido em uma balança é o peso da pessoa? Descubra lendo este texto e veja a diferença entre massa e peso.
Geografia
EXOPLANETAS
Você sabe o que é um exoplaneta? Descubra quantos exoplanetas já foram descobertos, como eles são detectados e quais deles se parecem com o nosso planeta Terra.
Química
MAGNETISMO
Explicação química para a capacidade de atração dos imãs.
Física
MATERIAIS PARAMAGNÉTICOS, DIAMAGNÉTICOS E FERROMAGNÉTICOS
Entenda a diferença entre materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos. Clique e amplie seus conhecimentos sobre magnetismo!
Física
PIÃO MAGNÉTICO (LEVITRON)
Conheça o funcionamento do pião magnético (levitron), uma aplicação da levitação magnética que é possível graçasdevidas órbitas, os quais realizam deslocamento em torno do Sol. Incluindo ainda que essa força é responsável pela ocorrência do ciclo das marés e influencia outros fenômenos naturais ao movimento de rotação.
Versão mobile