por que tantas vezes utilizamos o alimento de uma forma exagerada e até mesmo destrutivas?
Soluções para a tarefa
O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?
Esta tem que atender às necessidades biológicas e sociais dos indivíduos, de acordo com as fases do curso da vida (infância, vida adulta, velhice) e de características individuais(por exemplo: gravidez, diabetes, etc). Deve ser acessível (física e financeiramente), saborosa, variada, colorida, harmônica e segura quanto aos aspectos sanitários. Acima de tudo, a variedade na alimentação diária é que assegura a ingestão de todos os nutrientes essenciais.
NUTRIENTES
Podemos comparar o nosso corpo a um carro: o alimento é o combustível que nos dá energia para viver, trabalhar, caminhar, etc. Quem se alimenta bem tem mais energia, saúde, disposição... E vai mais longe!
Estar de "barriga cheia" nem sempre significa estar bem nutrido. Muitas vezes a alimentação é pobre em vitaminas, proteínas, ferro, cálcio e outros NUTRIENTES que o corpo precisa para funcionar da melhor maneira.
Alguns dos principais NUTRIENTES que uma pessoa deve consumir:
PROTEÍNAS: São consideradas as construtoras do nosso corpo, ajuda no desenvolvimento e crescimento. Encontramos proteínas no feijão, no ovo, na soja, na ervilha, cereais, carne, peixes, leites e derivados. A alimentação rica em proteínas ajuda a ganhar massa muscular e a queimar gordura, quando aliada à prática de exercício físico.
CARBOIDRATOS: Produzem a energia que o corpo necessita para viver. Podem ser encontrados no açúcar, no mel, no pão, no macarrão e no arroz.
Esses alimentos fornecem energia de forma muito eficiente para o organismo e, por isso, são muito importantes para uma alimentação saudável. Mas, quando consumido em excesso, eles se transformam em gordura, que é armazenada no corpo.
GORDURAS: São usadas para armazenar energia no corpo. Suas principais fontes são: carnes gordurosas, bacon, manteiga e óleo.
Resultado de imagem para lipidios
VITAMINAS: São substâncias que o organismo não tem condições de produzir e, por isso, precisam fazer parte da dieta alimentar. Suas principais fontes são as frutas, verduras e legumes, mas elas também são encontradas na carne, no leite, nos ovos e cereais. Funcionam como aditivos– são indispensáveis ao mecanismo de produção de energia e outros, mas em quantidades pequenas. A falta delas, porém, pode causar várias doenças, como o raquitismo (enfraquecimento dos ossos pela falta da vitamina D) ou o escorbuto (falta de vitamina C).
Resultado de imagem para vitaminas
MINERAIS: Os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, substâncias que não são produzidas pelos seres vivos, e que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, sendo que a falta deles pode trazer muitos problemas à saúde, e até mesmo causar a morte. Podem ser encontrados em diversos tipos de alimentos, e para que consigamos manter o nosso corpo saudável e funcionando da maneira correta, é essencial que tenhamos uma alimentação balanceada, isto é, comer de tudo um pouco.
Resultado de imagem para sais minerais
A PIRÂMIDE ALIMENTAR
Para facilitar a orientação sobre alimentação saudável, pesquisadores têm proposto diversos modelos (como as pirâmides alimentares), com o objetivo de descrever as proporções recomendadas e a quantidade de alimentos para uma vida saudável. assim, os alimentos são agrupados e sua "dosagem" diária é sugerida pelos especialistas.
Resultado de imagem para sais minerais piramide
O fundamental para sermos saudáveis é haver um equilíbrio na distribuição destes nutrientes na hora das refeições, fazendo com que o corpo funcione com eficiência. A combinação dos alimentos nem sempre é variada, resultando em cardápios repetitivos, causando a ingestão calórica elevada.
Por que tantas vezes utilizamos o alimento de uma forma exagerada e até mesmo destrutiva?
Precisamos oferecer ao nosso organismo o melhor possível através da alimentação, mas sem exageros.
Algumas dicas para uma alimentação saudável:
Consuma verduras e legumes crus sempre que possível;
Opte por produtos integrais no lugar dos alimentos refinados;
Procure diversificar sua alimentação;
As frutas devem fazer parte do cardápio;
Procure se alimentar de três em três horas;
Não pule nenhuma refeição, mesmo que não esteja sentindo fome.
Evite bebidas cafeinadas (chocolate, chá preto, chimarrão, refrigerante);
Ingira bastante líquido durante o dia, mas evite ingeri-los durante as refeições.
Mastigue bem os alimentos;
Evite comer em ambientes estressantes ou lendo jornal, ou vendo televisão.