História, perguntado por Heloise59, 6 meses atrás

por que tamansourt é considerada um caos planejado? quais os motivos que a levaram ao fracasso?

Soluções para a tarefa

Respondido por enzodsfortinite
0

Resposta:

Imagine uma cidade com edifícios de uso misto baixos, juntos às calçadas e com fachadas contínuas. Entre esses edifícios, espaços públicos amplos e arborizados, com um largo boulevard em seu centro para desafogar o trânsito. Isso tudo próximo a um grande centro urbano e com uma vista incrível de algumas das maiores montanhas do continente. Um planejamento urbano teoricamente perfeito — contudo, uma cidade fracassada.

Tamansourt é uma nova cidade planejada situada 20 km ao norte da região central da Medina de Marrakesh, no Marrocos. Lançada ao final de 2004 por uma vontade do rei, Mohammed VI, ela deveria ter mais de 450 mil habitantes ocupando cerca de 2.000 hectares em um período de 10 anos. Hoje, 13 anos depois, o número não passa de 70 mil. A cidade é resultado de um plano maior do rei para criar uma série de cidades satélites e, originalmente, Tamansourt deveria se tornar a maior cidade do continente africano. Para se ter uma ideia, a maior cidade da África atualmente — e a que cresce mais rápido — é Lagos, capital da Nigéria, que tem cerca de 16 milhões de pessoas, e com previsão de dobrar esse número nos próximos 30 anos. O que faz Lagos ser atraente são as pessoas, e não seu espaço construído: Lagos cresce em meio a um desenvolvimento urbano caótico que pouco respeita as tentativas locais de planejamento.

Tive a oportunidade de visitar Tamansourt algumas semanas atrás. A cidade é dividida em dois lados, leste e oeste. O lado oeste é um pouco mais habitado, mas é possível ver inúmeros imóveis abandonados. O lado leste é praticamente todo abandonado, com muito menos construções que o lado oeste — e muitas delas vazias.

Lançada em 2004, Tamansourt é mais um exemplo de cidade criada por um líder com altas expectativas, mas com pouco amparo na realidade. (Imagem: Arquivo pessoal)

É difícil representar a sensação do local através de uma imagem dado que, apesar de ter muitas construções terminadas, o silêncio é quase absoluto: um cenário quase “pós-apocalíptico”, em linguagem cinematográfica.

Os motivos para o fracasso são evidentes para quem acompanha o Caos Planejado. Tamansourt mostra que o espaço físico de uma cidade importa muito menos do que as pessoas que nela vivem. Uma cidade tem sucesso por causa de suas pessoas, e não por causa de seus prédios. A tentativa de criar uma cidade inteira do zero foge da própria natureza do que uma cidade significa: uma aglomeração de pessoas que nasce e cresce organicamente. A nova cidade marroquina também está relativamente longe do centro de empregos, e há ainda menos acesso de transporte público que no restante da cidade, que já é limitado. Atualmente apenas uma linha de ônibus liga Tamansourt a Marrakesh. Marrakesh tem um crescimento urbano espraiado e cortado por grandes avenidas e que, com a baixa renda média per capita da população, incentivou a adoção de motocicletas como um dos principais meios de transporte.

Explicação:

Perguntas interessantes