História, perguntado por gabymarques1925, 6 meses atrás

Por que Stalin passou para o lado dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por alexchrispim
0

Josef Stalin (1878 - 1953) foi o líder soviético na Segunda Guerra Mundial. Ele passou a atuar junto aos Aliados porque, em 1941, a Alemanha invadiu a União Soviética e violou um tratado de não agressão, assinado dois anos antes.

O Corredor Polonês

Em 1939, no início da Segunda Guerra Mundial,  Alemanha e União Soviética fizeram o Pacto Molotov-Ribbentrop, que determinava a neutralidade entre os dois países durante todo o conflito. O pacto garantia também a divisão da Polônia (a Leste para os alemães e a Oeste para os soviéticos).

Em setembro de 1939, Alemanha e União Soviética, fazem valer seu acordo e invadem a Polônia pelas fronteiras Oeste e Leste. Sem ter como se defender a Polônia se rende em poucos dias. Stalin, satisfeito, comemorava a consolidação dos territórios soviéticos, mas Hitler queria mais, queria a União Soviética.

Nazismo Alemão x Comunismo Russo

Antes mesmo deste pacto Nazi-Soviético, Hitler já havia manifestado em seu livro de memórias, “Mein Kempf” (“Minha Luta”), o seu desprezo pelo comunismo e a necessidade de anexar os territórios soviéticos para o sucesso da empreitada Nazista pela Europa.

Os países aliados já haviam concluído que Stalin era um ditador tirano, mas não queriam declarar guerra a ele, pois não tinham o porquê arriscar e acabar enfrentando dois exércitos grandiosos ao mesmo tempo. Neste período os alemães já dominavam toda a Europa Ocidental e Central, incluindo (além da Polônia), França, Áustria, Bélgica, Noruega, Checo-Eslováquia e Holanda.

Stalin sabia das intenções da Alemanha em anexar a União Soviética aos  territórios nazistas e que, principalmente, o líder da Alemanha não respeitava os tratados que assinava (um exemplo foi o Tratado de Versailles, no fim da Primeira Guerra Mundial).

O fim do pacto nazi-soviético e a humilhação de Hitler

Em junho de 1941, a Alemanha lança a Operação Barbarossa, que consistia em invadir a União Soviética de maneira rápida, pelo ar e por terra (a Blitzkrieg). Em dezembro os nazistas, que já tinham conquistado a Ucrânia, partiram para Oeste para tomar Moscou. Mas o inverno russo e o despreparo do exército alemão , fizeram com que as tropas de Stalin impedissem o avanço de Hitler naquele momento.

Na primavera de 1942 um novo capítulo se desenrolaria e Hitler decide então invadir Stalingrado, cidade que levava o nome de Stalin. Mesmo com o exército vermelho (soviético) a postos por terra, os nazistas lançaram um intenso bombardeio aéreo, deixando Stalingrado em chamas por semanas.

Em ruínas, Stalingrado ainda não havia caído totalmente e devido a destruição e os escombros dos prédios, o exército alemão não conseguia mais avançar com rapidez por terra e com o passar dos meses, novamente o inverno rigoroso e um massivo contra-ataque russo, castigaram os alemães que não tiveram outra alternativa, a não ser se retiraram vergonhosamente da União Soviética, rendidos e com milhares de baixas.

Perguntas interessantes