por que ser solidário é importante para que haja harmonia em uma sociedad
e
Soluções para a tarefa
Resposta:
Vivemos um tempo de individualismo, muita competição e falta de olhar para o próximo. Como é possível, por meio da educação, mudar esse quadro? Para o mestre e doutorando em Educação, professor de Pedagogia e também coordenador de Ensino Religioso do Colégio Bom Jesus, Frei Claudino Gilz, isso é possível quando a escola sensibiliza o aluno a cuidar, antes de tudo, de si mesmo. “A escola é o espaço de encontro de alunos, pais, professores e funcionários oriundos de diversas etnias, culturas, crenças e costumes.
Um dos pressupostos para a prática da solidariedade é o cuidado de si mesmo. Isso exige aprendizagem diária e a escola pode, por meio de um conjunto de atividades acadêmicas e cívicas, levar seus alunos a isso. O papel da escola hoje é este: levar os alunos à descoberta da importância do cuidado de si mesmo e do fazer-se pródigo com seus semelhantes”, conta o frei. Ele destaca o desenvolvimento do hábito de fazer-se solidário com todos e em todas as situações como fator para formar cidadãos notáveis.
Mas como a solidariedade pode ser trabalhada de forma prática na sala de aula? Para o Frei Claudino, o desenvolvimento da prática da solidariedade não pode depender de atividades isoladas de um ou outro professor da escola. Ele sugere envolver os professores de todas as disciplinas no desenvolvimento de ações voltadas para a descoberta da importância da solidariedade em meio às atividades acadêmicas. “Quando esse objetivo é assumido por todos os professores da escola, os resultados convergem para uma nova cultura escolar em que a solidariedade é considerada o principal parâmetro daquilo que é premissa na formação do aluno”, completa.