Por que sentimos um piso de ladrilho mais frio do que um de madeira, apesar de ambos estar á temperatura ambiente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As diferentes condutibilidades térmicas das substâncias também permitem explicar por que pode-se ter sensações diferentes ao se ter contato com corpos que estejam na mesma temperatura. Por exemplo, quando se anda descalço na sala, onde o piso é de madeira ou borracha, para a cozinha, onde o piso é cerâmico, a sensação é que o piso cerâmico está mais frio, mesmo que a temperatura dos dois pisos seja a mesma.
Explicação:
A explicação é que o coeficiente de condutibilidade da madeira e borracha é bem menor, o que dificulta a troca de calor entre os pés e o piso. A sensação térmica quando o calor flui mais rapidamente dos pés para o piso cerâmico é de frio, se comparada com a sensação térmica dos pés em contato com o piso de madeira ou borracha.
As moléculas, átomos ou íons que compõem os materiais estão em constante agitação, que é o seu movimento térmico. A soma das energias de todos os átomos ou moléculas de um copo é a sua energia térmica.
Quanto maior for a agitação dessas partículas, maior será a temperatura do corpo. Assim, a temperatura dos materiais é relacionada com a intensidade dessa agitação e não com o nosso tato, pois ele não é confiável. Por exemplo, ao pegarmos na maçaneta de metal ela parece estar mais fria que a porta de madeira, no entanto, elas estão num mesmo ambiente e por isso as suas temperaturas são as mesmas.
No entanto, quando dois objetos de temperaturas diferentes são postos em contato, ocorre a transferência de energia térmica do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura, até atingirem o equilíbrio térmico. O calor é exatamente isso, não é algo estático, mas pode ser definido como a transferência de energia térmica entre corpos de diferentes temperaturas.
fonte:
file:///C:/Users/fatim/Downloads/2013_uem_fis_pdp_claudio_roberto_lopes_zem.pdf