Por que, segundo Mondlane, praticamente todo o nacionalismo africano foi fruto direto do Colonialismo
europeu?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Por que , Mondlane defende que tanto o nacionalismo moçambicano, como praticamente todo nacionalismo africano, nasceu do colonialismo europeu direto e que a mais específica fonte da unidade nacional de Moçambique foi a experiência comum do povo no sofrimento, durante os últimos cem anos do controle colonial português.
Explicação:
Segundo Mondlane, o nacionalismo africano foi fruto direto do colonialismo europeu, pois, na África, os europeus empreenderam gestões desastrosas que culminaram em regimes políticos frágeis que não contemplam as necessidades sociais dos povos africanos.
Neocolonialismo europeu
Para Mondlane, o destaque é para Moçambique, um país que ainda sofre as duras consequências da colonização portuguesa que, além de ter extraído as riquezas naturais da região, instaurou o terror durante sua saída do território, algo que é atualmente traduzido em numerosos confrontos religiosos e sociais que impedem o progresso do país.
Ou seja, os países africanos poderiam ter outra história caso os processos neocoloniais não tivessem sido vigentes por tanto tempo.
Mais sobre o neocolonialismo: brainly.com.br/tarefa/1963574
#SPJ2