História, perguntado por matheusfpm29, 4 meses atrás

Por que se pode dizer que a sociedade egípcia era estratificada? Explique e dê exemplos.

Soluções para a tarefa

Respondido por kmillalimanunes
0

Resposta:

Os antigos habitantes do Egito viviam principalmente da agricultura. A fertilidade do solo inundado pelas águas do rio Nilo lhes permitiu produzir até três culturas anuais e, assim, ter excedente de alimentos.  

Pouco a pouco, um setor social privilegiado foi diferenciado, que não tinha obrigação de trabalhar diretamente na agricultura e se dedicou a organizar as tarefas do resto da população.

O setor privilegiado também foi o que concentro autoridadeu a, centralizada no faraó. A maioria da população, os camponeses que povoavam as aldeias agrícolas, foram forçados a entregar diferentes tipos de impostos, em produtos e em mão de obra  ao setor privilegiado da sociedade. Essas relações fiscais contribuíram para aprofundar as diferenças sociais e formar uma sociedade desigual e hierárquica no Egito Antigo, e eles eram:

Nobreza,

Faraó (e sua família)

Comerciantes e artesãos

Sacerdotes

Soldados

Escribas

Escravos

Camponeses

Respondido por davy654
0

Porque a sociedade egípcia era dividida em classes sociais. Cada classe da pirâmide social egípcia representava uma função pro Estado. No topo estava o faraó, que exercia o poder centralizado na política e religião. Logo abaixo estavam os sacerdotes, responsáveis pelas festas e os rituais religiosos. Em seguida na terceira classe temos os nobres, chefes militares e escribas, responsáveis pela escrita e pelo registro da vida do faraó e dos acontecimentos do Estado, sendo responsáveis também pela cobrança de impostos da época. Outra classe importante são os comerciantes, representando a economia e comércio egípcio. Nas classes menos privilegiadas da pirâmide egípcia estão os soldados camponeses e artesãos.

Perguntas interessantes