Por que se pode afirmar que o mercantilismo não beneficiou nem a população das metrópoles nem a das colônias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos dizer que o mercantilismo não beneficiou a população das metrópoles e nem a das colônias pois, para funcionar, dependia de um sistema estatal de concessão de monopólios, de modo que favorecia muito os detentores destes monopólios (pessoas ligadas ao Estado) em detrimento dos pequenos e médios comerciantes.
Não favorecia (ao menos, não diretamente) a população da Metrópole pois concentrava renda nas mãos de alguns poucos comerciantes, e prejudicava a população da Colônia pois tornava todos os produtos, pela prática do monopólio, efetivamente mais caros.
Devido aos preceitos de acumulação, o mercantilismo não beneficiava as populações das colônias e nem das metrópoles, pois estava restrito ao uso centralizado estatal que operava a favor de um grupo muito restrito, cuja fundamentação de sua riqueza era estruturada na aquisição de metais preciosos.
A falta de benefícios do mercantilismo
Para ilustrar essa visão basta relembrar que durante a colonização do Brasil, essa parte da América ficava cada vez mais pobre, sendo Portugal também empobrecido e analfabeto, ao menos as grandes massas, refletindo as ações governamentais de exploração e não aplicação das riquezas em serviços públicos.
Aprenda mais sobre o mercantilismo: brainly.com.br/tarefa/46633
#SPJ2